Abel Ferreira após novo vitória do Palmeiras: "Todo mundo aqui já entendeu, o titular é a ideia de jogo"
Ao vencer o Athetico pela 23ª jornada do campeonato brasileiro, Abel Ferreira chegou a marca de seis vitórias em oito jogos pelo Palmeiras. Desde que chegou ao Brasil há menos de um mês, equipa vive grande fase, mas português prefere transferir méritos para os atletas.
Corpo do artigo
"O mérito é dos jogadores. São eles que jogam, correm, decidem, pressionam, passam, fazem os golos, sofrem também. A minha função enquanto treinador é indicar um caminho que acredito ser o melhor, mas quem o percorre são eles. Quem faz de mim um bom treinador são os jogadores. Cheguei aqui ao Palmeiras porque jogadores de outros clubes me fizeram bom treinador. E eles (atletas palmeirenses) têm a mente aberta para a minha forma de trabalho, dedicam-se, trabalham com paixão e alegria dentro de campo", disse.
A vitória deste sábado foi a quarta nos últimos cinco jogos no campeonato brasileiro. A equipa do treinador português é agora o quarto classificado com 37 pontos, cinco a menos que o Atlético-MG (que tem um jogo a mais). "Dentro de campo vamos seguir a trabalhar duro, de forma consistente sempre buscando a vitória. Não vamos ganhar sempre, mas nossa obrigação é sempre lutar para ganhar", garantiu.
Apesar do sucesso individual de alguns atletas, como o avançado Rony (que bisou contra o Athletico) e o trinco Patrick de Paula, Abel Ferreira tem evitado falar individualmente de cada caso. Prefere elogiar o coletivo. "Ninguém está acima da equipa. Todo mundo aqui já entendeu que o titular é a ideia de jogo, que o titular é o clube, os interesses do clube. Eles têm entendido isso. Eu exijo deles o melhor, e sempre que eles terem o melhor, estaremos mais perto de ganhar. Enquanto eles assim o fizerem, eu os defenderei até a morte", finalizou.
O Palmeiras agora volta a jogar na próxima quarta-feira, quando receber, em São Paulo, o Defín, do Equador, novamente pela Taça Libertadores. Na primeira mão, já venceu os equatorianos, em Quito, por 3-1.