A participação no Mundial'2026 ficou mais próxima depois de Cabo Verde derrotar os Camarões, no início do mês, liderando o grupo de qualificação, quando faltam dois jogos para saber quem consegue chegar à fase final
Corpo do artigo
Cabo Verde está próximo de concretizar o sonho de uma inédita presença num mundial de futebol masculino e dois músicos aproveitaram o embalo para lançar a música "Golo", que reflete também uma história de superação da toxicodependência e álcool.
A participação no Mundial'2026 ficou mais próxima depois de Cabo Verde derrotar a seleção camaronesa, no início do mês, liderando o grupo de qualificação, quando faltam dois jogos para saber quem consegue chegar à fase final.
"Mais do que uma música, é um sentimento. Quando falamos de golos, falamos de campos e, naquele dia, os jogadores estavam lá por um objetivo: golo", disse à Lusa o artista cabo-verdiano, Ga da Lomba, de 41 anos.
O tema inspira-se no golo que entrou para a história, no jogo de 09 de setembro, no Estádio Nacional, quando Dailon Livramento marcou o único tento na vitória sobre os Camarões (1-0) e que permitiu reforçar o primeiro lugar do grupo de qualificação (que dá acesso direto ao mundial) perante o adversário direto.
A música foi divulgada logo depois, a 15 de setembro, com batidas envolventes e guitarras, numa celebração que mistura "orgulho nacional" e a energia das bancadas, ao mesmo tempo que os nomes dos jogadores da seleção fazem parte da letra.
Para Ga da Lomba, o golo simboliza união, alegria e superação: "Mesmo quem não gosta muito de desporto, abraçou os outros naquele dia. A música traz essa gratidão, essa força de acreditar e de não desistir diante de qualquer barreira".
"A música junta isso a um ritmo nosso, com um sentimento de alegria, gratidão e de elevar os outros", acrescentou.
Ga da Lomba espera motivar quem ouve. "Mesmo os jogadores, quando ouvirem, que digam: hoje vou dar tudo de mim, vou marcar um golo, vou atingir o meu objetivo", adiantou.
A história pessoal de Ga da Lomba dá ainda mais peso à mensagem.
Depois de 15 anos de consumo de drogas, vive há 12 anos uma trajetória de superação e lidera uma fundação que promove a paz social e a prevenção do alcoolismo e consumo de drogas.
"Uso as minhas quedas como uma escada para os outros", resume.
Ste Mandela, de 42 anos, explicou que a ideia nasceu de forma espontânea: "O golo surgiu de conversas. Estava com um amigo e partilhei um 'beat' [ritmo] e ele disse: golo, é este, acertou na mosca. Então decidimos fazer uma música".
A música fala de futebol, mas também da vida e esperança: "bola no pé, vai com coragem e chute com fé", acrescenta.
"Nunca é tarde para quem acredita. Naquele momento houve muita emoção, foi uma vitória merecida, estamos de parabéns", sublinha Ste Mandela.
O tento marcado aos 54 minutos no Estádio Nacional, a 9 de setembro, decidiu o jogo da oitava jornada de apuramento para o Mundial 2026, a disputar no Canadá, EUA e México.
Cabo Verde segue no primeiro lugar do Grupo D, único com qualificação direta, com 19 pontos, contra 15 dos Camarões.
O arquipélago pode confirmar a qualificação, em outubro, nos jogos com a Líbia e Essuatíni, mas, mesmo sendo preciso esperar, tal não impediu que os adeptos invadissem o relvado em festa, após a vitória sobre os Camarões.
A 23.ª edição do Mundial de Futebol decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 e contará, pela primeira vez, com 48 seleções, numa organização inédita tripartida entre Estados Unidos, México e Canadá, todos automaticamente qualificados como anfitriões.