"A paixão dos adeptos leva-nos, enquanto adeptos, a não compreender as dificuldades"
Fernando Santos avisa para as dificuldades que encerra a luta pela revalidação do título europeu
Corpo do artigo
"Quando participas numa grande competição como um Europeu tens mais a ganhar do que a perder. Não é verdade que seja fácil conquistar uma prova destas. Há muitos candidatos a poder vencer esta competição, por isso só temos a ganhar", disse Fernando Santos, selecionador nacional, numa entrevista emitida esta segunda-feira na RTP.
Por isso, Fernando Santos chama a atenção para o fator menos racional do futebol. "A paixão dos adeptos leva-nos, enquanto adeptos, a não compreender as dificuldades que encerra disputar uma prova deste tipo. Até agora, só a Espanha, em 2008 e 2012, conseguiu ganhar dois Europeus seguidos - com um Campeonato do Mundo pelo meio - e isso prova a dificuldade que é vencer esta competição".
"O que acho importante e que nos podem exigir é o compromisso de que vamos fazer tudo para poder voltar a atingir o objetivo que queremos. Vamos lutar com tudo o que esta ao nosso alcance e acho que estamos preparados para isso", afirmou, recordando o Europeu antes do título em 2016: " Em 2012, por exemplo, houve o fator sorte, uma vez que Portugal foi eliminado nas meias-finais pela Espanha nas grandes penalidades. Há ainda outros fatores, como a idade dos jogadores, o seu rendimento ao longo da época, o tempo que jogaram..., mas isso quando chegas a um Campeonato da Europa influencia pouco. Cada jogo será marcado pelos detalhes do próprio. Portugal tem condições para se bater de igual para igual com qualquer equipa. Temos qualidade e capacidade para nos assumirmos como candidatos e fazemo-lo com toda a naturalidade", afirmou ao canal público de televisão.