A odisseia de Nuno Mendes: lateral foi à Finlândia debelar lesão
Lateral-esquerdo chega ao Euro’2024 a cem por cento, após longa travessia que o levou à Finlândia para debelar uma lesão e regressar ao topo de forma. Após a cirurgia a que foi submetido em setembro, o defesa recebeu autorização do PSG para iniciar o restabelecimento em Lisboa. Agora dá totais garantias a Martínez.
Corpo do artigo
Quinze jogos desde o final de fevereiro foram suficientes para convencer Roberto Martínez a incluir Nuno Mendes no lote de eleitos para o Europeu. Um “prémio” justificado pela forma positiva como o lateral-esquerdo fechou a época no PSG e que veio recompensar um longo e duro caminho de recuperação, em que deixou para trás um problema físico persistente e que obrigou o jovem jogador a ser operado, inclusive, na Finlândia. Mas essa foi apenas uma etapa de um trajeto cautelosamente planeado e executado. Culminou na certeza de que o canhoto chega ao Euro’2024 a cem por cento e no pico da forma.
Na sequência de uma lesão sofrida no músculo isquiotibial da perna esquerda ainda antes do Mundial’2022, Nuno Mendes não mais teve descanso. Após recuperar, o lateral formado no Sporting sofreu novo revés durante a prova no Catar, então na perna direita. Seguindo, novamente, um plano de tratamento conservador, voltou à competição pelo PSG, mas as avaliações realizadas no regresso de férias levaram o departamento médico do clube francês a determinar que o melhor seria ser submetido uma intervenção cirúrgica, realizada em setembro de 2023. A reação inicial do jogador, sabe O JOGO, foi de apreensão, mas o defesa recebeu garantias de que esse seria o caminho certo para regressar ao mais alto nível. Nesse sentido, Mendes foi operado pelo finlandês Lasse Lempainen, perito em lesões musculares e, a partir daí, iniciou o processo de restabelecimento definitivo.