A história da primeira convocatória de Messi: "Peguei numa lista telefónica de Rosário..."

Messi e Omar Souto
Capitão da seleção da Argentina despediu-se hoje de Omar Souto, o dirigente da federação que conseguiu contactar a sua família e levá-lo à seleção de sub-20, quando estava prestes a jogar pela Espanha no Mundial da categoria
Corpo do artigo
Recentemente, José Pékerman, antigo técnico de vários escalões das seleções argentinas, revelou como alertou a federação de futebol da Argentina (AFA) do surgimento de um jovem talento de 17 anos nas camadas jovens do Barcelona e da urgência e necessidade de ser convocado para não ir com a Espanha ao Mundial de sub-20. Este domingo, o elo de ligação e responsável da AFA que conseguiu chegar à sua família para tornar realidade essa primeira convocatória, Omar Souto, faleceu, o que levou Messi a dedicar-lhe uma publicaçãop de homenagem nas redes sociais.
"Sempre estiveste presente e foste a pessoa que abriu o caminho para que a AFA reparasse em mim. Um ser humano enorme, impossível de esquecer para todos os que tiveram o privilégio de passar pela seleção. A tua marca ficará para sempre. Nunca te esqueceremos, Omar. Descansa em paz", escreveu Messi.
E como foi essa primeira chamada de Messi à seleção Argentina para um amigável dos sub-20? O próprio Omar Souto relatou como conseguiu chegar a Messi, em 2004, quando ainda não havia telefones inteligentes, redes sociais ou internet rápida. "Saí do complexo de Ezeiza [sede da AFA] e fui a uma central telefónica em Monte Grande. Pedi uma lista telefónica de Rosário, só sabíamos que ele era de Rosário. Arranquei a página onde estavam os números dos Messi. A primeira pessoa próxima que localizei foi a avó. A avó de Lionel passou-me o contacto do tio. O tio, o do pai. Liguei para o pai, apresentei-me e disse que queríamos contar com o filho dele, com o detalhe de que errei o nome: sempre tinha ouvido que Leo é o diminutivo de Leonardo", revelou, em primeira pessoa, no livro "Messi, o génio completo", de Ariel Senosiain.
#ProfundoDolor Con enorme pesar y tristeza, la Asociación del Fútbol Argentino informa el fallecimiento de Omar Souto, histórico Gerente de Selecciones Nacionales de @Argentina.
- AFA (@afa) November 23, 2025
Simplemente gracias, Omar. Gracias por tu solidaridad, tu compromiso inigualable con la albiceleste... pic.twitter.com/4TE4buUx9R

