Anthony Lopes é titular no arranque da Liga das Nações.
Corpo do artigo
O guarda-redes Anthony Lopes é a maior novidade entre as seis alterações promovidas pelo selecionador Fernando Santos no onze de Portugal que este sábado vai defrontar a Croácia, no regresso da Liga das Nações de futebol.
O titular da baliza dos franceses do Lyon, de 30 anos, vai jogar de início frente à Croácia, o que acontece pela primeira vez em jogos oficiais, substituindo do normalmente titular Rui Patrício, após um interregno nos trabalhos da seleção que durava desde o Mundial da Rússia, em 2018.
Dez meses depois do último jogo oficial, desde a vitória no Luxemburgo, por 2-0, que carimbou a qualificação para o Campeonato Europeu (seria este ano, mas a pandemia atirou a competição para 2021), Portugal apresenta-se com mais cinco mudanças na equipa inicial.
Por comparação a esse jogo, são também novidades João Cancelo, que rende Ricardo Pereira no lado direito da defesa, Pepe, que volta a formar dupla de centrais com Rúben Dias (no Luxemburgo jogou José Fonte), João Moutinho regressa ao meio campo, em substituição de Pizzi, enquanto no ataque jogam Diogo Jota e João Félix, em vez de André Silva, que era apontado ao "onze', e Cristiano Ronaldo.
12657813
O capitão não recuperou de uma infeção num dedo do pé e viu adiada a possibilidade de entrar já hoje no restrito lote de jogadores com 100 ou mais golos marcados pelas respetivas seleções (marcou o golo 99 no Luxemburgo).
Para o jogo inaugural do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, marcado pelas restrições impostas pela pandemia do cevid-19, Portugal apresenta-se com Anthony Lopes, na baliza, e uma defesa formada por João Cancelo e Raphael Guerreiro nas laterais, com Pepe e Rúben Dias no eixo.
Danilo Pereira será o elemento mais defensivo do meio campo, atrás de João Moutinho e Bruno Fernandes, ficando o ataque reservado a João Félix (20 anos), Diogo Jota (23) e Bernardo Silva (26).
O jogo inaugural do Grupo 3 frente à Croácia realiza-se no estádio do Dragão, no Porto, e vai ser arbitrado pelo italiano Davide Massa.
Onze de Portugal: Anthony Lopes; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Raphael Guerreiro; Danilo, João Moutinho e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota, João Félix.
Suplentes: Rui Patrício, Rui Silva, Nélson Semedo, José Fonte, Domingos Duarte, Mário Rui, Sérgio Oliveira, Rúben Neves, André Gomes, André Silva, Trincão e Gonçalo Guedes.