Seleção que vai estar no Euro'2024 fez fotografia de grupo com cem retratos de franceses de todas as cores, credos e raças. Jogadores apela ao voto nas legislativas, após o triunfo da extrema direita nas europeias
Corpo do artigo
A França publicou uma fotografia da equipa que vai estar no Euro'2024 com forte cariz político.
O fotógrafo Jean-François Robert juntou os 25 convocados e a equipa técnica para uma fotografia à frente de um mural com 100 retratos de adeptos franceses de todas as origens, cores, raças e credos, representando a diversidade francesa. As pessoas representadas vão dos 4 meses aos 96 anos: crianças, mulheres e homens, talhantes, presidentes de câmara, empregados de mesa, criadores de gado e pianistas, de todos os quadrantes.
A fotografia ganha importância dado o momento que o país vive, com problemas raciais e de religião, e com o recente triunfo do partido União Nacional, da extrema direita, nas eleições europeias de domingo, com 31,37% dos votos.
Face a este resultado, o presidente Emmanuel Macron anunciou a convocação de eleições legislativas, a realizar a 30 de junho (primeira volta) e 7 de julho (segunda volta).
Ora, estas datas poderiam representar um problema para os jogadores votarem, pois poderão estar ainda na Alemanha no Euro'2024. Um problema que já tem solução, pois votarão por procuração, como fizeram no dia das europeias, que funcionários do consulado francês na Alemanha irão depois recolher.
E os jogadores da seleção incitaram os franceses a votar, nomeadamente Upamecano, Coman e Dembélé já apelaram ao voto.
"Queríamos que representasse a população francesa: todas as idades, todos os ofícios, todas as categorias socioprofissionais, todas as origens. Foi um exercício complicado, mas uma aventura humana incrível", afirmou Marie Delcroix, co-fundadora da agência Modds, que organizou a sessão com o fotógrafo Jean-François Robert.