Um dos objetivos é ultrapassar russos e portugueses no ranking da UEFA
Corpo do artigo
Seis clubes da Holanda e cinco da Bélgica estão a participar em estudos de viabilização para uma liga conjunta entre os dois países.
A prova poderá chamar-se BeNe Liga e possibilitará mais-valias financeiras, mas também desportivas, pretendendo os dois países passar a ter a sexta maior liga da Europa, logo atrás de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França.
No ranking europeu atual da UEFA seguem-se Rússia e Portugal, com a Bélgica em oitavo e a Holanda em 11.º. O nascimento da BeNe Liga poderia levar à ultrapassagem de russos e portugueses, objetivo que, aliás, está bem explícito no folheto de apresentação do projeto que se encontra já a circular nos dois países.
A ideia está a ser levada à prática no andebol desde 2014/15 e no futebol feminino também chegou a vigorar durante três épocas, de 2012/13 a 2014/15.
Agora, os holandeses do Ajax, Feyenoord, PSV, AZ, Utrecht e Vitesse, em conjunto com os belgas do Gent, Anderlecht, Club Brugge, Genk e Standard Liége são os impulsionadores do projeto para o futebol profissional masculino,.
A Deloitte, empresa de estudos de mercado, avançou com um estudo e chegou à conclusão que a prova pode gerar entre 250 a 400 milhões de euros a mais em relação às duas competições existentes em separado.
As negociações foram confirmadas ao "Het Nieuwsblaad" e ao "NOS" por dirigentes de vários dos clubes envolvidos, prevendo-se que um plano de negócios detalhado seja apresentado oficialmente em agosto. A ideia é a de abranger todos os clubes profissionais dos dois países.
"O futebol mudou. Os nossos papéis mudaram. Os últimos troféus europeus remontam há cerca de 20 anos. Os nossos adeptos anseiam pela glória europeia", lê-se no folheto de promoção do projeto.
12307126