3-0, o resultado que Portugal gosta de fazer na fase de grupos de Europeus
O triunfo deste sábado, diante da Turquia, elevou para quatro as vezes que a Seleção Nacional venceu por estes números no torneio continental.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol derrotou, este sábado, no Signal Iduna Park, na cidade alemã de Dortmund, a Turquia por 3-0 – golos de Bernardo Silva e Bruno Fernandes, com Samet Akaydin a marcar na própria baliza –, conseguindo, deste modo, garantir o primeiro lugar do Grupo F do Euro'2024 e o apuramento para os oitavos de final.
Este é o resultado mais expressivo de Portugal nas nove participações em fases finais do Campeonato da Europa e foi alcançado pela quarta vez na história, todas na fase de grupos do torneio continental.
No Euro'1996, no Grupo D, a equipa das Quinas venceu a Croácia por 3-0, com tentos de Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos Paciência. Já no Euro'2000, para o Grupo A, a armada lusa bateu a Alemanha por 3-0, com Sérgio Conceição a assinar um hat-trick. Por fim, na primeira jornada do Grupo F do Euro'2020 – que se realizou em 2021 devido à pandemia –, Portugal levou de vencida a Hungria (3-0) no Puskás Aréna, em Budapeste: Raphaël Guerreiro e Cristiano Ronaldo, com um bis, construíram a vitória da turma que, na altura, era comandada por Fernando Santos.