Balanço da época 2017 em Angola

Terminada a época desportiva em Angola o Talent Spy faz o balanço das suas observações.

O 1º de Agosto foi o grande vencedor ao revalidar o título de campeão nacional. Vê eleito o melhor jogador da temporada, Geraldo, o angolano com passaporte brasileiro, 25 anos, pé esquerdo. O médio atingiu os 13 golos e admite ter realizado a sua melhor época, pelo que renovou novamente o seu contrato com os militares. Por sua vez, o clube perde o técnico Dragan Jovic, bicampeão e treinador do ano, que alegou motivos de doença para regressar ao seu país natal, a Bósnia-Herzegovina.

O arquirrival, Petro de Luanda, fica afastado mais um ano da conquista da principal prova, o que se sucede desde 2009. Com 15 campeonatos já só têm o seu adversário direto a 4 títulos de distância. Mas esta época não ficaram em branco e conseguiram derrotar o 1º de Agosto, por 2-1, na final da Taça. Uma final que já não se disputava quase há 20 anos. A vitória dos tricolores fez a direção caminhar no sentido contrário do adversário, estenderam o contrato do atual treinador, Beto Bianchi, e exigiram a sua atividade de forma exclusiva com o clube, função que até então acumulava com a de selecionador angolano. Recorde-se que com o hispano-brasileiro a seleção de Angola subiu 11 lugares no raking e conseguiu o apuramento para o CHAN, que se disputa no início de 2018 em Marrocos.

O Progresso, do bairro de Sambizanga de onde são provenientes os bem conhecidos Mantorras e William Carvalho, esteve em destaque neste campeonato. Conseguiu fazer despoletar muitos jovens no plantel principal. Mérito do treinador, Kito Ribeiro, que assegurou espaço para evolução e arriscou para que o talento despoletasse. Vladimiro Etson António Félix, 19 anos, pé direito, conhecido por "Vá" foi considerado o jogador revelação. Após ter conseguido o seu primeiro golo pela seleção principal e os primeiros jogos como titular esperam-se voos mais altos para o jogador. Fofó, extremo, 23 anos, foi também um dos jogadores em destaque, ao chegar à marca dos 13 golos e à estreia pela seleção principal.

Encontra mais informações dos jogadores provenientes dos PALOP na plataforma Talent Spy.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.