RD Congo arrisca perder vaga no play-off do Mundial por erro nas substituições
A RD Congo fez substituições em quatro diferentes momentos do jogo, um a mais do que o permitido. Caso seja penalizado com a derrota, falhará a presença do play-off de apuramento para o Mundial'2022.
Corpo do artigo
É uma situação insólita e que pode ter graves consequências para a República Democrática do Congo. No jogo frente ao Benim, a seleção de Chancel Mbemba, defesa-cental do FC Porto, venceu por 2-0 e garantiu uma vaga no play-off de apuramento para o Mundial'2022. No entanto, o selecionador Hector Cuper realizou substituições em quatro diferentes momentos do jogo, quando o permitido são apenas três paragens.
A única exceção que se abre a esta regra tem a ver com lesões como concussões cerebrais ou traumatismos cranianos. Nesse caso, é possível realizar uma alteração extra. Mas como não foi o caso, a RD Congo arrisca-se a ser penalizada com derrota e, consequentemente, a ser afastada do play-off.
Em agosto deste ano, algo parecido aconteceu, na Alemanha. O Wolfsburgo foi eliminado da Taça por ter feito seis substituições frente ao Preussen Münster, da quarta divisão, na primeira eliminatória da prova..