O grande dia histórico do Jerez de los Caballeros: "Vieram 600 pessoas de Portugal"
Cerca de 600 pessoas viajaram de Portugal para ver um jogo da quinta divisão de Espanha. Tudo graças aos humoristas Diogo Batáguas, Carlos Coutinho Vilhena e Manuel Cardoso. O jogo da equipa de Badajoz frente ao Montijo terminou empatado a zero, mas o resultado foi o menos importante.
Corpo do artigo
Já imaginou um jogo da quinta divisão espanhola com 600 portugueses nas bancadas? Possivelmente não, mas… sim, aconteceu. Tudo se passou no passado sábado, dia 12 de abril, em Badajoz. Frente a frente o Jerez de los Caballeros e o Montijo, na jornada 30 do Grupo 14 da terceira divisão da Federação espanhola, na prática o quinto escalão do futebol do país vizinho, que teve um mar de gente no estádio graças a um podcast português.
Tudo começou em 2024 no “Falsos Lentos”, dos humoristas Diogo Batáguas, Carlos Coutinho Vilhena e Manuel Cardoso, e fruto de uma brincadeira. Um dia, um produtor faltou a um episódio e, para explicar a ausência, contou que tinha estado num almoço de família em Jerez de los Caballeros. E esteve mesmo. Os colegas é que não acreditaram, pensando que o nome tinha sido inventado só para justificar a “balda”. Ora, para provar que a terra, e o clube, existiam mesmo, Batáguas até ofereceu no Natal uma camisola do Jerez CF aos amigos, para que os três tivessem um clube que pudessem apoiar.
E assim foi. Tornaram-se sócios e o próximo passo seria, então, viajar até Badajoz para assistir ao vivo a um jogo do “clube do coração”, algo que aconteceu durante a época da Páscoa. Muitos seguidores do podcast foram atrás e alguns fizeram mesmo mais de 500 quilómetros para ver um jogo da quinta divisão espanhola.
“Foi realmente um dia histórico, porque o evento e a celebração com a visita dos nossos irmãos portugueses, nunca tinha acontecido. Nunca esperámos tamanha afluência. No início, quando nos disseram que viriam cerca de cinquenta pessoas, pareceu-nos muito, depois disseram que seriam cerca de 250 e ficámos totalmente entusiasmados e felizes com a notícia. Mas no final vieram mais de seiscentas pessoas de Lisboa, do norte de Portugal, do sul, do Algarve”, afirmou a O JOGO o presidente do Jerez, Francisco Javier Flores. “Preparámos uma refeição gratuita, atuações musicais antes e depois do jogo. Os adeptos vinham ansiosos por se divertir, apoiar a equipa e aprender sobre a história do nosso clube.”
Vestidos a rigor, os adeptos tiveram direito a entrada gratuita e apoiaram a equipa durante os 90 minutos. O resultado (0-0), esse, foi o menos importante. O foco está, agora, em repetir a experiência. “Viver o futebol tem os seus altos e baixos, mas recordarei sempre momentos como este, em que conhecemos tantas pessoas de lugares tão diferentes. É a beleza deste desporto.” É o futebol em estado puro.