
Grande entrevista a João Cancelo, reportagem sobre o quotidiano de André Oliveira, um dos capitães dos sub-19 do FC Porto, a Academia do Braga e muito mais, tendo a formação como pano de fundo.
Em dia de aniversário, esta quarta-feira, é O JOGO que tem o gosto de transmitir felicitações, endereçando-as a todos aqueles que nutrem a planta frágil, porém preciosa, que é o futebol de formação em Portugal. É de entre os milhares e milhares de miúdos que praticam o "beautiful game" por esse país fora que sairão os futuros craques, as estrelas do amanhã que novas gerações crescerão a admirar e a querer imitar, enquanto absorvem valores positivos e estilos de vida saudáveis, perpetuando assim o ciclo da vida deste desporto que, como outros, é uma escola de vida.
Dele temos sido testemunhas e espectadores privilegiados ao longo destes 38 anos de existência que hoje celebramos. E foi pela sua inegável importância social, mas também pelo crescente peso económico e financeiro nos clubes portugueses que quisemos dedicar as páginas de abertura desta edição especial ao futebol de formação.
Gostaríamos que olhasse para elas da mesma forma que as concebemos, como uma viagem em volta do fenómeno e ao interior dele, em que lhe mostramos os grandes planos e os mais ínfimos detalhes - do quotidiano de um jogador de um grande, o FC Porto, e de como concilia a exigência da competição com os estudos, às infraestruturas e métodos da academia do Braga, passando pelas dificuldades e virtudes de ser-se um peixe pequeno num lago de tubarões como sucede ao Casa Pia em Lisboa. Falando de pequenos, também auscultámos o país real e os problemas dos amadores, num trajeto da Foz do Douro aos Açores, da Madeira ao Algarve, antes de olhar para as promessas do futuro próximo e duas grandes certezas: João Cancelo, expoente da formação, que nos concedeu uma entrevista e é um dos contribuintes para o impressionante desempenho de Portugal nas transferências de jogadores. E se isto parece distante do ponto de partida, em dia de aniversário, o que se nos oferece transmitir é o prazer de, enquanto o tempo pula e avança, poder assistir aos eternos recomeços do futebol e da vida. Parabéns!
Quotidiano: André Oliveira, a vida de trabalhador e estudante
Academia: como se alimenta o talento em Braga
Oportunidade: Casa Pia tira partido dos grandes de Lisboa
Estratégias: como os pequenos fintam as dificuldades
Grande entrevista com o internacional português João Cancelo: da formação ao topo do mundo
Finanças: os benefícios do bom trabalho ao longo da pirâmide

