Jogos Olímpicos acabaram há dois meses e ainda há quem não tenha chegado a casa

Tóquio foi palco dos últimos Jogos Olímpicos
AFP
Seis atletas de Tonga ainda retidos na Nova Zelândia.
Os seis atletas de Tonga que participaram nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, que terminaram em 8 de agosto, ainda não conseguiram voltar àquele arquipélago polinésio, encontrando-se retidos na Nova Zelândia devido às restrições causadas pela covid-19.
Segundo reportou o portal de notícias neozelandês "Stuff", os seis atletas, entre outros membros da comitiva, voaram para a Nova Zelândia após os Jogos e cumpriram uma quarentena de 14 dias, mas o voo de repatriação, marcado para 25 de agosto, foi suspenso, como todos os outros, devido à entrada em novo período de confinamento.
Os vários atletas ficaram, então, à mercê das condições que conseguiram encontrar na Nova Zelândia, aguardando novo voo de Auckland para Tonga, marcado para 20 de outubro.
O arquipélago não registou qualquer caso de covid-19 devido a uma política restrita de entrada no país. Os atletas "estão de bom humor, apesar da situação", explicou o chefe de Missão, Amanaki Fakakovikaetau.
Amigos, familiares e outros membros de comunidades de Tonga em cidades neozelandesas, de Auckland a Queenstown, têm ajudado com comida, roupa e saldo para o telemóvel, entre outras ajudas, providenciadas ao sexteto.
Os quatro atletas paralímpicos apurados já não voaram para a capital japonesa devido à suspensão de voos, com várias ilhas do Pacífico afetadas pela situação.
