Estádios e pavilhões com um terço da lotação, anuncia António Costa

Estádios e pavilhões com um terço da lotação, anuncia António Costa
Redação

Governo anunciou novas medidas de desconfinamento. Medida aplicada ao desporto vigora a partir de 14 de junho.

Os recintos desportivos de todas as modalidades, estádios incluídos, poderão preencher até um terço da sua lotação para espectadores a partir de 14 de junho, anunciou esta quarta-feira o Governo, podendo ser exigido um teste negativo à covid-19.

"No que diz respeito à atividade desportiva, deixa de haver restrições nos escalões de formação e modalidades amadoras, devendo ter lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela Direção-Geral da Saúde sempre que se realizem fora de recintos desportivos, e 33% quando se verifiquem em recintos desportivos", explicou o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa.

Segundo o governante, a DGS poderá "impor regras específicas de acesso, designadamente a obrigatoriedade de testagem se considerar adequado".

António Costa falava em conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros, anunciando as medidas tomadas em função da nova fase de desconfinamento.

Questionado sobre se esta medida também se aplica aos estádios de futebol, o primeiro-ministro confirmou que "sim, a lotação será de 33%, como qualquer outro recinto desportivo".

Confira as principais medidas das duas fases de desconfinamento anunciadas por António Costa:

- Primeira fase, a partir de 14 de junho:

- Teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado sempre que tal seja possível;

- Restaurantes, cafés e pastelarias mantêm as regras de lotação atuais, mas o horário será alargado até à meia-noite para admissão de clientes e 1 hora para encerramento;

- Comércio deixa de ter as atuais restrições de horário;

- Transportes públicos onde só existem lugares sentados passam a poder ter lotação completa;

- Transportes onde há lugares sentados e de pé, a lotação passa a ser de dois terços;

- Espetáculos culturais serão alargados até à meia-noite (dentro de sala com lotação de 50% e no exterior com lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS);

- Atividade desportiva: os escalões de formação e modalidades amadoras passam a ter lugares marcados e regras de distanciamento, recintos desportivos com 33% da lotação (incluindo estádios de futebol), e fora dos recintos, aplicam-se regras a definir pela DGS.

- Segunda fase, a partir de 28 de junho e até ao final de agosto:

- Transportes públicos deixam de ter restrições de lotação;

- Lojas de cidadão passam a atender sem marcação prévia;

Continuam encerrados: bares, discotecas, festas, romarias populares e casamentos com lotação superior a 50%.