Marta Temido admite público na Supertaça: "É uma hipótese em cima da mesa"

Marta Temido admite público na Supertaça: "É uma hipótese em cima da mesa"

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Redação

Ministra da Saúde pronunciou-se sobre o tema após a reunião no Infarmed.

Marta Temido, ministra da Saúde, admitiu esta terça-feira, após a reunião no Infarmed, que a Supertaça entre Sporting e Braga, agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas. "É uma hipótese está em cima da mesa", afirmou aos jornalistas.

Recorde-se que, tal como O JOGO informa esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol está a trabalhar na organização da partida que atribuirá o primeiro troféu da época 2021/22, discutido entre o campeão Sporting e o Braga, detentor da Taça, prevendo a possibilidade de contar com público e tendo tudo a postos para avançar nesse sentido.

Assim, estão a ser acautelados aspectos como a definição dos lugares que poderão ocupar-se, mediante a lotação que será definida e a mais do que provável regra do distanciamento, bem como a impressão dos bilhetes para imediata comercialização.

"Em relação ao público nos eventos organizados em ambiente aberto, aquilo que ficou hoje referido pelos peritos foi que há, face a esta situação de aumento da vacinação, possibilidade de fazer essa abertura", adiantou Marta Temido, contrapondo uma "maior restrição" para eventos que decorram em espaços fechados e citando a recomendação dos especialistas para um maior arejamento desses recintos.

Em declarações aos jornalistas após a reunião no Infarmed, em Lisboa, que voltou a juntar dois meses depois peritos, membros do Governo, Presidente da Assembleia da República e Presidente da República para a análise da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, a governante avançou também com a possibilidade de a decisão da Supertaça ser viabilizada "como um evento-teste".

"É uma hipótese que está em cima da mesa. Ficámos mais confiantes e mais certos daquilo que eram as nossas perspetivas pelo que ouvimos nesta sessão. É possível isso, é até desejável isso, desde que as regras sejam cumpridas", observou, lembrando a importância do uso de máscara, distanciamento físico e a possível utilização de testes ou de certificados para viabilização de entrada dos adeptos.

Embora tenha aberto a porta ao regresso dos adeptos, Marta Temido evitou comprometer-se de forma definitiva sobre essa matéria e remeteu uma decisão para quinta-feira, quando se realiza o próximo Conselho de Ministros. "Não sei exatamente o calendário desportivo, mas foi essa a recomendação que saiu hoje: eventos em espaço aberto, onde as pessoas se sentam e se organizam de uma forma coordenada e com respeito pelas regras, são possíveis", finalizou.

A Supertaça Cândido de Oliveira está marcada para este sábado, às 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.