Premium Mais de 100 jogadores da Liga Revelação têm atuado nos campeonatos profissionais

Mais de 100 jogadores da Liga Revelação têm atuado nos campeonatos profissionais
António Barroso

Mais de 100 futebolistas da Liga Revelação têm transitado entre a prova e os campeonatos profissionais. Um sinal claro de que a aposta na promoção dos jovens talentos está a render no primeiro campeonato de Sub-23.

Que tem Kikas de especial, além do golo que tirou os primeiros pontos ao Benfica de Bruno Lage? O jogador do Belenenses SAD é "fruto" da Liga Revelação, o campeonato nacional Sub23, estreado na presente temporada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). E há mais de 100 como ele, com intervenções mais ou menos frequentes nas competições profissionais.

Kikas, com 20 anos, fez o 2-2 no Estádio da Luz, um golo que pode tornar-se icónico na atual edição da I Liga, e foi o primeiro a travar o Benfica desde que o atual treinador, Bruno Lage, substituiu Rui Vitória, há sensivelmente dois meses. E se os princípios da prova estreante são os de proteger e dar palco ao jovem jogador português, então as estatísticas, ao fim das duas primeiras fases da prova, tornam-se bem mais interessantes, comprovando o seu sentido estrutural no ecossistema do futebol português.