Presidente da FPF deu o pontapé de saída em Leiria

Presidente da FPF deu o pontapé de saída em Leiria
Elisabete Cruz

Fernando Gomes destaca importância do Torneio Lopes da Silva.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, deu o pontapé de saída do Torneio Lopes da Silva, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, onde se realizou um encontro entre antigas estrelas da seleção nacional e um conjunto de ex-jogadores naturais de Leiria e Santarém, distritos onde vai decorrer o evento nos próximos dias.

"Desde 2012, quando iniciámos funções, definimos que o Lopes da Silva era um torneio que devia ser valorizado pela Federação Portuguesa de Futebol. Esta tem sido a porta de entrada de muitos jovens que têm representado a selecção de sub-15 no seu percurso de afirmação como jogadores de futebol. Portanto, tudo aquilo que deve ser feito para valorizar este torneio, a FPF não o deixa de fazer", afirmou Fernando Gomes na sessão de abertura do torneio.

O presidente da FPF destacou o envolvimento de duas associação de futebol - Leiria e Santarém - que "juntaram esforços para realizar um Lopes da Silva ainda melhor" para que "os mais de 400 jovens" possam evoluir durante esta semana, "explanarem todo o seu potencial e mostrarem que efetivamente merecem um dia serem chamados a representar a seleção nacional de sub-15".

Fernando Gomes lembrou que muitos dos jogadores internacionais "passaram por este torneio e a partir daqui tiveram a sua oportunidade de representarem a seleção nacional", pelo que desejou que os jovens "consigam explanar tudo aquilo que é o seu potencial".

Este encontro, acrescentou, é também "a festa do futebol", pelo que algumas equipas de 'traquinas' de Leiria "deliciaram os espetadores com algumas fintas e golos".

A 25.ª edição do Torneio Lopes da Silva realiza-se entre 24 e 30 de junho, em vários campos do distrito de Leiria e Santarém, com a participação de mais de 400 atletas em representação das 22 seleções das associações de futebol regionais e distritais do país. Todos os jogos terão transmissão em live stream, estando a final agendada para o Estádio Papa Francisco, em Fátima.