Os três grandes pelos quatro cantos

Os três grandes pelos quatro cantos
João Araújo/Carlos Gouveia

A distribuição geográfica dos adeptos dos três grandes no Facebook dá-nos uma ideia da realidade. O FC Porto é quem tem mais adeptos, embora o Benfica seja esmagador em solo nacional

"Do Paraguai a Porto Rico/Salvador às Honduras/Da Bolívia à Guatemala/Argentina ao Chile" cantavam os Jafumega, em 1982. Volvidos 33 anos, o refrão da canção Latin"America parece mais atual do que nunca quando olhamos à dispersão mundial dos três grandes clubes portugueses. Se sempre quis saber onde e quantos adeptos tem o seu clube - e, por que não, os rivais -, acompanhe-nos nesta viagem de circum-navegação pelos dados fornecidos pelo Facebook. É que a rede social, embora não tendo respostas nem soluções para tudo, dá-nos uma boa noção desta realidade...

Logo à primeira vista, uma conclusão: o Benfica é o maior clube de Portugal mas o FC Porto é o maior do mundo. Confuso? Simples de descodificar: os dragões, sendo o emblema nacional com maior número de fãs no Facebook (3 382 439), possuem apenas um quarto (24,5 por cento) desses adeptos em território nacional, ao contrário do clube da Luz, cujo total de 3 102 997 fãs fica abaixo do dos dragões, mas está maioritariamente implantado em Portugal - 1 429 914 fãs do Benfica estão localizados em solo luso, isto é, 46,1% do total.

O Sporting é a terceira força nacional em número de fãs, embora no Facebook esteja longe dos 3,5 milhões de adeptos só em Portugal a que se referiu o presidente dos leões no início deste mês... Aqui, na rede social, o clube de Alvalade fica algo abaixo dos dois milhões, concretamente 1 952 946.

Voltamos aos Jafumega - onde, como aos locais da nossa juventude, é quase sempre bom voltar - para olharmos o resto do mundo, em cujas diversas divisões geográficas o FC Porto é quase sempre superior. Europa (ver aqui), África, Ásia, América do Norte, Central e do Sul (não há dados relevantes sobre a Oceânia) são territórios tingidos de azul e branco, curiosamente, também as cores do Facebook! Os PALOP são uma exceção encarnada, destacando-se Angola como bastião benfiquista.

Nem só de dragões e águias vive, no entanto, este mundo virtual de adeptos dos clubes portugueses. Egito e Arábia Saudita são dois longínquos reinos do leão, tal como México e Colômbia constituem territórios privilegiados no mapa portista.