João Capela: "Ninguém pode dizer que o árbitro não pode ter clube"

João Capela: "Ninguém pode dizer que o árbitro não pode ter clube"

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

João Capela terminou a carreira de árbitro de futebol no final da última época, passando a dedicar-se ao basquetebol.

João Capela, que terminou a carreira de árbitro de futebol no final da última temporada, defende que "ninguém pode dizer que o árbitro não pode ter clube". Em entrevista à TSF, refere que recebeu algumas mensagens intimidatórias e explicou que medidas tomava para contrariar esse tipo de ataques.

"Ninguém nasce árbitro, toda a gente que gosta de futebol nasce com alguma afinidade a um clube, é óbvio. (...) À medida que vamos progredindo na carreira a afinidade clubística desaparece, não tenho dúvidas nenhumas disso. Estamos tão envolvidos na nossa atividade que depois perdemos aquela perspetiva do adepto", começou por referir Capela, prosseguindo: "Um árbitro não é adepto de futebol, gosta de futebol, mas é árbitro. Temos sempre de ter equilíbrio. A vertente adepto vai começando a desaparecer", acrescentou o ex-árbitro, que explicou os parâmetros salariais da classe em Portugal.

"Dá para viver bem, o problema é que para se chegar a este estatuto são precisos no mínimo 15 anos de carreira, onde começamos a ganhar cinco euros por jogo. É uma progressão, não é imediato, não se consegue viver logo da arbitragem", asseverou, ao salientar que um árbitro de primeira categoria ganha 1200 euros num jogo da II Liga e 900 euros na II Liga.

Sobre o futuro, apela à ética para "impulsionar uma mudança" no sector da arbitragem: "Acho que há muita coisa para fazer, principalmente nesta questão da ética na arbitragem e no desporto em si. Quando conheci o plano nacional de ética desportiva percebi que o desporto é muito mais que a prática desportiva, é um veículo muito importante para uma transformação social, inclusão", acrescentou João Capela, que vai passar a apitar jogos de basquetebol, inspirado pela filha, que é jogadora da modalidade.