FPF preparada para a hipótese de público na Supertaça entre Sporting e Braga

FPF preparada para a hipótese de público na Supertaça entre Sporting e Braga
Cláudia Oliveira/João Araújo

Logística do jogo de sábado entre o Sporting e o Braga está pensada para o caso de sair "fumo branco" da reunião desta terça-feira no Infarmed.

Esta terça-feira há reunião do Governo com os especialistas do Infarmed e as suas conclusões serão determinantes para o que será anunciado após o Conselho de Ministros de quinta-feira, nomeadamente se os adeptos poderão voltar aos estádios de futebol.

É muito provável que hoje já haja indicações quanto à decisão, sendo certo que no caso de ser favorável à abertura das bancadas ao público o Municipal de Aveiro estará preparado para o acolher já no sábado, na Supertaça. A Federação Portuguesa de Futebol está a trabalhar na organização da partida que atribuirá o primeiro troféu da época 2021/22, discutido entre o campeão Sporting e o Braga, detentor da Taça, prevendo a possibilidade de contar com público e tendo tudo a postos para avançar nesse sentido. Assim, estão a ser acautelados aspectos como a definição dos lugares que poderão ocupar-se, mediante a lotação que será definida e a mais do que provável regra do distanciamento, bem como a impressão dos bilhetes para imediata comercialização.

Se a expectativa pelo anúncio das autoridades causa natural ansiedade num futebol português privado de público desde março de 2020 (salvo as exceções ocorridas nos Açores e Madeira), também os procedimentos permanecem por esclarecer - o ingresso nos recintos será feito mediante certificado de vacinação completa, teste PCR negativo ou teste rápido negativo? Na Madeira, por exemplo, nos jogos da Taça da Liga deste passado fim de semana, a autoridade regional de Saúde exigiu um teste rápido negativo nas 48 horas anteriores ao pontapé de saída, fixando um máximo de espectadores em 50% da lotação dos estádios (Barreiros e Choupana).

Naturalmente, qualquer decisão afetará também as competições organizadas pela Liga (que conforme O JOGO já deu conta, está convicta que a decisão será positiva). E, recorde-se, na sexta-feira arranca a segunda fase da Taça da Liga, com o Paços de Ferreira-Gil Vicente, prolongando-se os restantes jogos por sábado e domingo. Num domínio diferente, por ser um jogo de preparação embora entre equipas seniores, o FC Porto defronta o Lyon no sábado, na partida de apresentação da equipa. Será que com adeptos na bancada?