Tudo o que se passou na entrega dos prémios da Liga

Tudo o que se passou na entrega dos prémios da Liga

Acompanhe ao minuto a divulgação dos melhores da temporada 2017/18 e logo depois o sorteio dos campeonatos profissionais.

22:20 - Terminou a cerimónia.

22:17 - O melhor jogador da I Liga é Bruno Fernandes, do Sporting.

22:16 - Agora, tempo de conhecer o melhor jogador da I Liga. Os nomeados são Bruno Fernandes, Jonas e Marega.

22:14 - Hora de conhecer o melhor golo de 2017/18. O vencedor foi o golo de Rodrigo Pinho, no jogo entre Marítimo e Tondela.

22:10 - Conhece-se agora o melhor onze da I Liga: Rui Patrício; Alex Telles, Felipe, Coates, Ricardo; Bruno Fernandes, Herrera e Pizzi; Jonas, Marega e Gelson.

22:00 - Os nomeados são Chiquinho, Murilo e Ricardo Gomes. O vencedor, esse, é Ricardo Gomes do Nacional.

22:00 - Enquanto esperamos pelo emparelhamento, vamos conhecer o melhor jogador da II Liga em 2017/18.

21:58 - Vamos ao sorteio do calendário para 2018/19.

21:57 - Tempo agora de conhecer Merlim, a nova bola das competições profissionais de futebol em 2018/19.

21:55 - O vencedor é Sérgio Conceição, do FC Porto.

21:54 - Vamos ao melhor treinador da I Liga. Os nomeados são Abel Ferreira, Pepa e Sérgio Conceição.

21:52 - Armando Evangelista, Carlos Pinto e Costinha são os nomeados. Costinha é o vencedor do prémio de melhor treinador da II Liga. "Obrigado pela distinção. É um prémio muito importante para mim e gostaria de o partilhar com o meu presidente, pela coragem de apostar num treinador jovem com desconfiança de um adepto de futebol. Espero disputar este prémio mais vezes, será sinal que a minha carreira prosperou", afirmou o treinador.

21:51 - Segue-se agora o prémio de melhor treinador.

21:50 - O melhor marcador da I Liga foi Jonas, do Benfica. "É um orgulho, é uma honra ganhar este prémio. Obrigado a todos que votaram em mim, ao staff do Benfica e para o ano quero voltar a ganhar este prémio", apontou Jonas.

21:48 - O melhor marcador da II Liga foi Ricardo Gomes, do Nacional.

21:46 - O melhor guarda-redes da II Liga é Ricardo Ribeiro, da Académica. "Queria agradecer a quem votou em mim, aos meus colegas. Estou muito orgulhoso, é um prémio individual mas, sem eles, isto não significava nada", afirmou o guarda-redes que esta época alinhará pelo Paços de Ferreira.

21:44 - O jogador jovem do ano da I Liga é Rúben Dias, do Benfica. "Estou muito feliz por receber esta distinção. Estou muito orgulhoso e feliz por estar aqui. Apenas queria dizer que daqui para a frente o que importa é dar continuidade é esse o meu foco", atirou o internacional português.

21:42 - O jogador jovem do ano da II Liga é Chiquinho, da Académica. "Quero agradecer a todos os que votaram em mim. Quero deixar um agradecimento aos meus colegas, à Académica e a todos que contribuíram para que isto fosse possível", afirmou o jovem.

21.40 - O prémio jogador fair-play da I Liga vai para Iker Casillas, do FC Porto.

21:38 - O prémio jogador fair-play da II Liga vai para Artur Abreu, do V. Guimarães B.

21:30 - No que toca ao escalão principal, o prémio fair-play segue para o Chaves.

21:30 - Prémio fair-play da II Liga vai para o Benfica B.

20:46 - À margem destes troféus individuais, a Liga escolherá os onzes do ano. Da I e da II Liga estão nomeados vários jogadores por sector, sujeitos a votação dos adeptos. Esse processo está encerrado e esta noite, antes ainda de se saber o calendário da nova época, conhece-se os que mais se destacaram na última.

20:45 - Marega (FC Porto), Bruno Fernandes (Sporting) e Jonas (Benfica) correm pelo troféu de Jogador do Ano na I Liga, distinção que na II Liga é disputada por Murilo (Nacional), Chiquinho (Académica) e Ricardo Gomes (Nacional). No que respeita a treinadores, Sérgio Conceição, campeão pelo FC Porto, é o favorito, tendo a concorrência de Abel (Braga) e Pepa (Tondela). Na II Liga, o favoritismo é de Costinha (Nacional); Carlos Pinto (Santa Clara) e Armando Evangelista (Penafiel) estão também nomeados.

20:40 - Na II Liga, as equipas B - FC Porto B, Benfica B, Braga B e Vitória de Guimarães B - deverão "jogar entre si nas últimas jornadas de cada volta". Ac. Viseu e Braga B disputarão a primeira jornada na condição de visitantes devido a "intervenção nos respetivos relvados".

20:39 - Um clássico a abrir, por exemplo, está agora dependente de mero capricho da sorte, porque, ao contrário do que acontecia no ano passado, os três grandes não estão impedidos de se encontrarem nas duas primeiras jornadas, embora seja de evitar que se defrontem em jornadas consecutivas. A Liga divulgou ontem as condicionantes e a mais relevante é mesmo essa: é de evitar que que "um clube defronte, consecutivamente, as cinco equipas que nas três épocas anteriores tenham obtido melhor classificação média" e que são: Benfica (17,67 pontos), FC Porto (17), Sporting (16,33), Braga (14,67) e Rio Ave (13). De resto, mantém-se uma restrição geográfica: Benfica/Sporting, FC Porto/Boavista, Braga/V. Guimarães e Marítimo/Nacional não podem jogar simultaneamente fora ou em casa. É de evitar ainda que os clubes estejam sujeitos a duas deslocações consecutivas às ilhas (Madeira e Açores) ou que defrontem, em jornadas seguidas, adversários que estão nas competições europeias.

20:38 - Boa noite! Os sorteios dos campeonatos profissionais realizam-se esta noite (21h30) em Coimbra. Antes, a Liga vai anunciar os melhores da última temporada.