Conceição oferece camisola especial e apoia jovem herói: "São dois amigos para a vida"

Conceição oferece camisola especial e apoia jovem herói: "São dois amigos para a vida"

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ana Luísa Magalhães

O treinador do FC Porto juntou-se a Rui Patrício e a figuras da música para homenagear o esforço de Gabriel, que aos 16 anos faz tudo pelo irmão João, que luta contra uma doença rara

Aos 16 anos, Gabriel abdica de muitas coisas próprias da idade em nome do irmão mais novo, João, que está preso a uma cadeira de rodas por culpa de doença rara. O pequeno sofre de polimicrogiria associada a microcefalia.

Perfeitamente consciente da situação, Gabriel dá toda a ajuda e apoio à mãe, Elsa Brilhante, com quem divide os muitos cuidados de que o irmão precisa, desde a alimentação à higiene.

Esta quinta-feira, o caso desta família foi contado pela SIC, que tinha uma surpresa guardada para Gabriel. Várias até. Figuras da música e do desporto enviaram mensagens de apoio para o jovem, como os músicos Nélson e Sérgio Rosado e Fernando Daniel, além de Rui Patrício e Sérgio Conceição.

No vídeo publicado pela estação televisiva, o treinador do FC Porto surge ao lado do humorista Fernando Rocha.

"Quero enviar-te muita força e coragem para a tua vida. Vais ser um homem feliz, porque aquilo que és, pela dimensão humana que tens e por aquilo que já fazes pela tua família. Revejo-me muito no teu gesto e maturidade, mesmo que tenhas apenas 16 anos. Deixa-nos a todos sensibilizados", afirmou o treinador do FC Porto, com um presente especial para Gabriel, adeptos dos azuis e brancos.

"O Fernando Rocha oferece-te o seu livro de anedotas sem piada nenhuma [risos] e eu quis oferecer-te a camisola oficial da final da Taça que acabámos de conquistar. Sei que és portista. Tem o número da tua idade e o teu nome. O Fernando e o Sérgio são dois amigos que tens para a tua vida", acrescentou o técnico.