Premium A MULHER DA SEMANA - Maria de Fátima Ribeiro: a especialista que inspira o futebol profissional

A MULHER DA SEMANA - Maria de Fátima Ribeiro: a especialista que inspira o futebol profissional
Mónica Santos

A MULHER DA SEMANA - Coordenadora científica da primeira Pós-graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional e docente na Escola de Direito do Porto da Universidade Católica integra o Conselho de Redacção da Revista de Direito do Desporto federativa.

Seria muito estranho se, na mesa da primeira reunião do Conselho de Redacção da Revista de Direito do Desporto, uma parceria entre a Federação Portuguesa de Futebol e a AAFDL Editora, com edição inaugural prometida para 28 de janeiro, não estivesse Maria de Fátima Ribeiro. Indicada para aquele órgão pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica (o órgão acolhe todas as escolas públicas de Direito e duas da já citada), dir-se-ia uma presença natural neste projecto.

Afinal, é ela quem, há já três edições, assume a coordenação científica da pós-graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional, uma iniciativa pioneira que juntou a Liga Portugal e a Católica num investimento até então inédito na formação de todos os que dão corpo aos campeonatos ao mais alto nível. Nesse plano, Maria de Fátima Ribeiro entra em campo como especialista (conceituada) na legislação sobre as sociedades desportivas, tema acerca do qual tem dois livros e vários artigos publicados. Na comunicação social, a voz da especialista surge, aqui e ali, em artigos de opinião solicitados quando o futebol profissional se vê atado num daqueles nós jurídicos como o que, recentemente, conduziu ao divórcio do Belenenses da respectiva SAD.