Oficial: Bruno Ribeiro já orientou o treino do Salgueiros

Oficial: Bruno Ribeiro já orientou o treino do Salgueiros
Pedro Rocha / João Maia

Tópicos

O antigo jogador e treinador de V. Setúbal é o sucessor de Filipe Cândido e já começou a trabalhar no emblema de Paranhos. Clube apostou em nome experiente para subir

Bruno Ribeiro é o eleito para treinar o Salgueiros, atual quarto classificado da fase de subida, zona Norte, do Campeonato de Portugal, oficializada que foi a saída de Filipe Cândido, na terça-feira passada, num comunicado em que o emblema de Paranhos justificou a decisão com um "crescente desfasamento do técnico com a realidade e os objetivos do clube".

A direção do Salgueiros, apoiada pelos investidores que têm vindo a trabalhar, desde o início da época, com Silvestre Pereira, presidente dos salgueiristas, apostou no técnico de 41 anos, natural de Setúbal. Aliás, é com a cidade do Sado que se conta boa parte da carreira de Bruno Ribeiro.

Formado nas escolas do V. Setúbal, entre 1986 e 1993, Bruno Ribeiro chegou aos seniores dos sadinos em 1994 no qual deu nas vistas nas três épocas seguintes tendo-se transferido, em 1997, para o Leeds (Inglaterra). Depois, representou o Sheffield United em 1999/2000 e regressou a Portugal para jogar no Leiria tendo, ainda, alinhado em Beira-Mar, Santa Clara e Chaves, para além do clube do coração, o V. Setúbal, onde se retirou em 2009/10.

A história como técnico é contada, também, por experiências no Farense, Moura, Pinhalnovense, Ludogorets (Bulgária), Académico de Viseu e Port Vale (Inglaterra), clube onde iniciou esta época e no qual apresentou a demissão depois de dez vitórias em 29 partidas realizadas na League One, o equivalente precisamente ao Campeonato de Portugal.

O nome preenche o requisito desejado: experiência para assegurar a subida à II Liga, numa altura em que os salgueiristas estão em quarto lugar, a cinco pontos do primeiro lugar, que garante promoção direta, ocupado pelo Marítimo B e quatro do segundo, que obriga a disputar um play-off com o 17.º da II Liga, onde está o Merelinense, adversário que visita o Salgueiros no domingo. Bruno Ribeiro assinou por mês e meio com o Salgueiros, tempo que dista até ao final do campeonato o que revela a ambição dos portuenses: voltar aos patamares profissionais dos quais se despediram em 2003/04.