Zubizarreta, novo diretor desportivo do FC Porto, é vanguardista no futebol feminino
Em 2002, juntamente com Ernesto Valverde, Zubizarreta foi obreiro do projeto pioneiro do Athletic
Corpo do artigo
“Acelerar a recuperação de anos de atraso relativamente à implementação da equipa sénior feminina do FC Porto” foi um dos objetivos estabelecidos por André Villas-Boas no programa para o quadriénio 2024-2028, no qual Andoni Zubizarreta promete desempenhar papel fulcral, até pela experiência na área. Recuando a 2002, altura em que desempenhava as funções de diretor desportivo no Athletic de Bilbau, o novo dirigente dos dragões foi um dos mentores da criação da secção no emblema basco. Juntamente com o agora treinador Ernesto Valverde, “Zubi” deu o pontapé de saída num projeto pioneiro, que ainda hoje é visto como um dos grandes impulsionadores do crescimento do futebol feminino a nível global.
Enquanto diretor desportivo do clube basco, o ex-guardião coordenou a criação da equipa de mulheres numa altura em que estas tinham pouco espaço mediático. Processo a repetir no FC Porto.
Importa referir, porém, que o processo de implementação no Athletic teve moldes distintos daqueles que AVB pretende levar a cabo no FC Porto. Em 2002, o clube de Bilbau tirou partido da subida do Leioa ao principal escalão do futebol feminino de Espanha e avançou para a “fusão”, com grande sucesso: na primera época a competir na elite, as “euskaldunak” sagraram-se campeãs nacionais.
Anos mais tarde, no Barcelona, Zubizarreta não esteve ligado de forma tão intrínseca à equipa feminina, mas, em entrevista concedida em 2021 à “Tribuna Expresso”, revelou: “Sempre gostei de acompanhar o futebol feminino do Barça”. Este lado de Andoni foi outro fator que conferiu segurança a Villas-Boas na hora de escolher o homem-forte para o futebol, até porque o dossiê feminino também estará englobado nas áreas de supervisão do diretor desportivo, a par do futebol profissional, a formação, a performance e o scouting. O futebol feminino, aliás, corre no sangue da família Zubizarreta: a título de curiosidade, Markel, filho de Andoni, é diretor da secção na Real Federação Espanhola.