Plantel da equipa feminina realizou o primeiro treino
Corpo do artigo
A equipa feminina do FC Porto deu esta terça-feira o pontapé de saída, com o primeiro treino da temporada, na qual vai disputar a III Divisão. Daniel Chaves, treinador, teve 28 jogadoras à disposição no Estádio de Pedroso: 21 do plantel principal e sete sub-19 chamadas à pré-época.
Andoni Zubizarreta, diretor desportivo dos dragões, falou de um "dia histórico". “Apesar de hoje ser um dia normal de agosto, dia de treino, é um dia histórico para um clube tão grande como o FC Porto. Termos uma equipa sénior de futebol feminino era um objetivo e agora temos que trabalhar para fazê-la crescer, para ficarmos orgulhosos das nossas atletas, da nossa equipa e da sua capacidade competitiva. Tenho a certeza de que o vão fazer bem", afirmou o antigo guarda-redes espanhol.
"Que disfrutem de um momento único como este, porque não voltarão a vivê-lo, que disfrutem do futebol e que trabalhem, porque o desporto assim exige. Que defendam esta camisola com muito trabalho, esforço, qualidade, vontade de jogar e que se sintam orgulhosas do projeto", prosseguiu.
Zubizarreta falou da ambição em torno do projeto. "Nota-se a alegria e a ansiedade de as nossas jogadoras jogarem e treinarem, de se prepararem e chegarem à competição. Construímos um projeto desde o zero e estaremos atentos a tudo o que necessitem para podermos ficar orgulhosos dos resultados no final da temporada. Que elas disfrutem deste momento, que defendam esta camisola no escalão sénior e que daqui a uns anos, espero que não muitos, possamos dizer que tudo começou em Pedroso. Quero agradecer a todas as jogadoras que confiaram neste projeto, sei que são portistas e que vão defender esta camisola como mais ninguém", rematou.
Guarda-redes: Bárbara Marques, Sofia Bernardo, Lara Duarte (sub-19), Margarida Ferreira (sub-19) e Sofia Noronha (sub-19);
Defesas: Ema Gonçalves, Rita Martins, Karoline Lima, Marta Rodrigues, Mariana Queirós, Joana Ferreira, Bruna Rosa, Ana Martins e Beatriz Silva (sub-19);
Médias: Inês Valente, Matilde Vaz, Inês Oliveira, Catarina Pereira, Carolina Almeida, Cláudia Lima e Renata Correia (sub-19);
Avançadas: Carolina Brito, Joana Neves, Verónica Khudyakova, Adriana Semedo, Lara Gabriel, Fabiana Branco (sub-19) e Isabel Pereira (sub-19).
Catarina Mendes (treinadora adjunta), David Pinto (treinador adjunto), Rui Marques (treinador de guarda-redes) e Filipa Marques (departamento de performance) completam a equipa técnica chefiada por Daniel Chaves.