Nome esteve em cima da mesa no verão passado. Burnley quer 18 milhões de euros, mas os clubes ainda estão a negociar. Schmidt gosta do avançado, que encaixa no planos do treinador alemão
Corpo do artigo
A pouco mais de uma semana do fecho do mercado de transferências em Portugal, o Benfica trabalha ainda em algumas frentes para reforçar a equipa. Se por um lado procura um lateral-direito, o facto de Arthur Cabral ser um dos elementos na porta de saída da Luz abre lugar a um novo avançado. É neste cenário que volta a surgir o nome de Zeki Amdouni na rota encarnada, depois de ter sido um dos alvos encarnados no verão passado, altura em que o jovem suíço se mudou do Basileia para o Burnley, por 18,6 milhões de euros.
O internacional suíço saiu há um ano do Basileia rumo a Inglaterra. A experiência não correu como o atacante desejava e procura agora um novo desafio. Empréstimo é opção para as águias.
Amdouni deu nas vistas na liga suíça ao marcar 22 golos em 59 jogos pelo Basileia em 2022/2023 e ao ser o melhor marcador da Liga Conferência desse ano, a par de... Arthur Cabral, que representava a Fiorentina. O avançado, de 23 anos, tinha a expectativa de se impor na Premier League, à qual o Burnley, então treinado por Vicent Kompany, tinha acabado de chegar, mas a temporada não terminou como o esperado. Apesar de Amdouni ter feito seis golos em 37 jogos, o Burnley acabou o campeonato em posição de descida e voltou, esta temporada, ao Championship, II liga inglesa.
Amdouni deu nas vistas em 2022/23 quando foi o melhor marcador da Liga Conferência a par de... Arthur Cabral. Nesse ano, marcou 22 golos pelo Basileia
Esta é uma situação que não agrada ao internacional helvético, como avança o site suíço “4-4-2”, que quer continuar a jogar ao mais alto nível. Para além disso, a pouca utilização que tem tido no emblema inglês também o faz procurar novos desafios. No último jogo do Burnley, uma goleada de 5-0 frente ao Cardiff, o jogador jogou apenas seis minutos, mas foi a tempo de marcar o quarto golo da equipa.
Forma: no último jogo entrou aos 84’, a tempo de ainda marcar um golo
O interesse antigo do Benfica volta agora a reacender-se e, segundo o mesmo site, os dois clubes já estão em conversações pelo jogador há algumas semanas, ainda não havendo entendimento para uma transferência. Os ingleses pedem 18 milhões de euros, para recuperarem o investimento feito no suíço, em caso de venda. Um valor que é muito elevado, na perspetiva encarnada, que já reforçou a frente de ataque com um jogador, Pavlidis (ex-AZ), que teve esse custo de 18 milhões de euros, e prevê ainda mais dois por objetivos. Ora, para dar a volta à situação, e tendo em conta que Amdouni já é um desejo antigo de Roger Schmidt, os encarnados terão apresentado uma proposta de 4 milhões de euros pelo empréstimo do jogador, por uma temporada.
O futebolista suíço pode enquadrar-se facilmente naquela que é a estratégia de Roger Schmidt para os encarnados. Com a chegada de Pavlidis, ponta-de-lança de raiz, o alemão ficou a precisar de um avançado mais móvel que atue no lugar que até aqui foi de Rafa, agora no Besiktas, precisamente a posição em que o suíço mais rende. Até aqui, Prestianni e Marcos Leonardo têm feito o lugar.