Central esperou até aos 26 anos pelo primeiro jogo na Liga. O palco foi o ideal e a resposta convenceu ex-treinador
Corpo do artigo
Mais vale tarde do que nunca. A estreia de Zé Pedro na I Liga, por mais tardia que tenha sido - só aconteceu aos 26 anos -, acabou por chegar no momento certo para o defesa e para o FC Porto. Sem Pepe e Marcano, Sérgio Conceição chamou-o para o clássico com o Benfica e não hesitou em lançar o habitual capitão da equipa B para o lado de David Carmo após a expulsão de Fábio Cardoso, reeditando uma dupla que jogou pela primeira vez nos sub-23 do Braga, em 2019/20, contra o Feirense (e mais duas na formação secundária dos dragões).
Com a indisponibilidade do habitual capitão da B na Champions, mantém-se o problema na defesa para o jogo com o Barça. No domingo, com o Portimonense, as portas do onze até podem abrir-se.
José Carvalho Araújo era o treinador dos arsenalistas e, em conversa com O JOGO, não esconde o orgulho por ver "um jogador que subiu a pulso" dar uma "resposta incrível no grande clássico do futebol português e num ambiente adverso". "Esteve muito bem, acima do que qualquer pessoa poderia esperar, porque era quase um desconhecido para muita gente. Mas é uma pessoa resiliente, ponderada e mostrou muita serenidade num contexto difícil", refere o técnico de 41 anos, convencido de que Zé Pedro "tem feito uma carreira um pouco atípica". "Com a idade dele poderia estar noutro patamar, mas merece o que está a viver, pelo percurso que teve, começando em equipas dos escalões mais baixos", lembra, numa alusão às passagens por União Torcatense, Fafe e Estrela da Amadora.
José Carvalho Araújo orientou Zé Pedro e David Carmo nos sub-23 do Braga
Zé Pedro recebeu convites para dar o salto para a I Liga portuguesa e polaca no verão, mas acabou por renovar contrato com o FC Porto até 2026 onde é o capitão da equipa B. O central é o elemento mais velho daquele plantel, algo que não lhe é estranho. "Na nossa equipa de sub-23 também já o era", recorda José Carvalho Araújo. "Ele é um jogador inteligente, que sabe qual é o seu lugar e esperar pelo momento. O compromisso que colocava nos treinos e nos jogos fazia com que fosse uma referência para os companheiros. E estamos a falar de uma altura em que ainda era um jovem", salienta o treinador, convencido de que Zé Pedro não chegou mais cedo à I Liga por não ter "o perfil de um central moderno". "É mais ao estilo de um Cannavaro, ou seja, não é um jogador com 1,90 m, exuberante, vale mais pelo posicionamento, pela leitura do jogo, por ser forte nos duelos. Não chegou antes à I Liga, porque quem vê de fora se calhar acha que pode faltar qualquer coisa e no momento do scouting e seleção procuraram outro perfil", sustenta.
"Deu uma resposta incrível no grande clássico e num ambiente adverso. Esteve acima do qualquer pessoa podia esperar"
Com a indisponibilidade de Zé Pedro para a Liga dos Campeões (não está inscrito), porém, mantém-se o problema no eixo defensivo do FC Porto, que prepara a receção ao Barcelona apenas com dois centrais disponíveis: Fábio Cardoso e David Carmo. Com Pepe ainda ausente e em dúvida, a titularidade da dupla que começou o clássico com o Benfica parece certa. No entanto, com o Portimonense, dentro de uma semana, não haverá Cardoso (suspenso) e a porta poderá voltar a abrir-se a Zé Pedro, então como titular.