Zalazar vai assinar pelo Zenit: saiba todos os detalhes da transferência do médio do Braga
O Braga fica com 20 por cento de uma futura venda
Corpo do artigo
Rodrigo Zalazar vai jogar no Zenit, atual primeiro classificado do campeonato da Rússia, preparando-se para assinar um contrato de quatro temporadas. O negócio rende no imediato 15 milhões de euros à sociedade desportiva dos arsenalistas, mas pode chegar aos 20 milhões em função de objetivos coletivos e individuais. No primeiro caso, há um bónus de 2,5 milhões dependente da performance do Zenit, sendo a conquista do título de campeão uma das premissas, estando os outros 2,5 M€ atrelados ao rendimento do médio uruguaio. O Braga receberá 500 mil euros a cada dez jogos cumpridos por Zalazar.
Pouco utilizado esta temporada, em parte devido a algumas lesões musculares, o uruguaio deixa o Braga ao fim de uma época e meia e 70 jogos realizados, depois de ter custado cinco milhões de euros no verão de 2023, num negócio realizado com os alemães do Schalke. Além do lucro de dez milhões num curto espaço de tempo, a sociedade desportiva dos minhotos poderá, mais à frente, ter direito a nova verba, uma vez que fica com 20 por cento das mais-valias uma futura venda, a partir de uma avaliação que ambos os clubes fixaram em 25 M€.
Convém ainda dizer que o clube de São Petersburgo suporta o mecanismo de solidariedade da transferência, no valor de um milhão de euros. Na altura da compra do passe do jogador, este mecanismo foi da responsabilidade dos bracarenses.
Ontem, na véspera do encontro com a Lázio, Zalazar já não participou no treino da equipa minhota, tendo Carlos Carvalhal dado conta de um pequeno problema físico do jogador.