Médio recupera da lesão que sofreu contra o Rapid Viena e que o impediu de jogar em Barcelos. Antes de parar devido a lesão, o internacional uruguaio estava em grande forma, com cinco golos e quatro assistências neste início de temporada. Tenta agora recuperar a tempo de jogar no domingo.
Corpo do artigo
Impedido de jogar em Barcelos, contra o Gil Vicente, devido a uma lesão sofrida diante do Rapid Viena, Rodrigo Zalazar aponta agora as baterias ao dérbi de domingo, contra o V. Guimarães.
O internacional uruguaio sofreu um traumatismo no jogo realizado no dia 29 de agosto, na Áustria, tendo mesmo sido substituído aos 54 minutos. Desde então, tem estado a recuperar no departamento médico. Amanhã, no regresso do plantel aos treinos, depois de dois dias de folga, o médio será novamente reavaliado e ficará a saber se pode dar mais um passo na recuperação, de forma a ser opção para Carlos Carvalhal no dérbi minhoto.
O treinador do Braga bem pode suspirar pelo regresso em pleno de Zalazar. Apesar de ter à disposição um plantel de enorme qualidade e com muitas soluções, o médio uruguaio tem características únicas a nível de recuperação de bolas, organização de jogo e até de finalização. Coincidência ou talvez não, no único jogo em que não atuou, diante do Gil Vicente, o Braga ficou pela primeira vez sem marcar nos dez jogos que realizou na presente temporada.
Titular nos nove encontros que disputou, merecendo a confiança de Daniel Sousa e de Carlos Carvalhal, Zalazar está a realizar o melhor início de época da sua carreira. Aos cinco golos que marcou, dois contra o Maccabi Petah Tikva, dois ao Moreirense se e um ao Rapid Viena, acrescenta quatro assistências. Números que espelham bem a influência na equipa.
Além de desfalcar o Braga, a lesão surgiu na pior altura para Zalazar, tendo em conta que, face ao grande momento que atravessava, estaria nas contas do selecionador do Uruguai, Marcelo Bielsa, para a dupla jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, na receção ao Paraguai e na deslocação à Venezuela. No entanto, recuperando e mantendo a forma que apresentava antes da lesão, terá nova oportunidade já em outubro, diante do Peru e do Equador.
Duas folgas antes do dérbi
Aproveitando a paragem dos campeonatos para os jogos das seleções, Carlos Carvalhal concedeu dois dias de folga aos jogadores, que voltam ao trabalho amanhã, altura em que recomeçam a preparar o dérbi de domingo, às 20h30, contra o V. Guimarães. Nessa altura ainda terá o plantel muito incompleto, tendo em conta que Hornicek, Arrey-Mbi, Thiago Helguera, João Marques, João Carvalho e João Vasconcelos foram chamados às respetivas seleções. A estas ausências juntam-se os cinco jogadores que têm estado a recuperar no departamento médico: Robson Bambu, Niakaté, João Moutinho, Zalazar e Bruma.