Autor do golo do título lança a nova temporada e, a O JOGO, aponta permanência de Sérgio Conceição como principal trunfo. Saídas de Fábio Vieira e Vitinha não assustam o lateral-esquerdo do FC Porto, que sublinha a importância do treinador no seu desenvolvimento.
Corpo do artigo
A dobradinha conquistada na última época elevou a fasquia no que toca aos objetivos do FC Porto para 2022/23, mas o plantel azul e branco está pronto para responder ao desafio e, idealmente, fazer ainda melhor. Essa é a garantia deixada por Zaidu, que, em exclusivo a O JOGO, lançou as bases para a nova temporada, renovando a ambição dos dragões.
"[Conceição] tem sido muito importante e positivo para o meu crescimento"
"Queremos mais do que no ano passado", afirmou, desde logo, o lateral-esquerdo, quando questionado sobre a possibilidade de chegar mais longe nas provas europeias, depois de, na época transata, os portistas terem tombado nos oitavos de final da Liga Europa, já depois de terem sido eliminados da Liga dos Campeões na fase de grupos.
"Queremos voltar a ganhar os títulos que vencemos na última época [campeonato e Taça de Portugal], mas, para isso, temos de trabalhar. Tudo o resto vai depender daquilo que formos fazendo, por isso é que é importante estarmos com esta mentalidade, para jogarmos bem", prosseguiu o internacional nigeriano.
As saídas de Fábio Vieira e Vitinha, para Arsenal e PSG, respetivamente, representaram duas baixas de vulto para o FC Porto, mas Zaidu encara a situação com normalidade, lembrando que, no decorrer de 2021/22, a equipa também perdeu nomes como Luis Díaz, Corona e Sérgio Oliveira.
"É normal que os jogadores saiam, ainda mais se tiverem qualidade, como o Vitinha e o Fábio. Acontece todos os anos. Aconteceu no ano passado, saíram jogadores, mas nós continuámos no nosso caminho e atingimos o quer queríamos. É normal, faz parte do futebol", desvalorizou o camisola 12, tranquilo em relação ao tema. Até porque, aos olhos do canhoto, a peça principal da engrenagem continua presente no dia a dia do clube.
"Manter Sérgio Conceição é o nosso principal trunfo. O que conquistámos na época anterior fala por si"
"Manter Sérgio Conceição é o nosso principal trunfo para o ataque ao título. É o nosso treinador e aquilo que conquistámos na temporada anterior fala por si", explicou Zaidu, que não hesita em destacar o papel do treinador na sua evolução. "Tem sido muito importante e alguém muito positivo para o meu desenvolvimento. Acho que toda a gente consegue ver. Sérgio Conceição ajuda-me muito, não há muito mais que possa dizer", acrescentou, entre sorrisos.
Em relação ao futuro e depois de uma época em que somou 40 partidas e três golos, um deles o que carimbou a conquista do título, no Estádio da Luz, Zaidu opta por não abrir muito o jogo, preferindo fazer uma promessa aos adeptos. "Posso garantir trabalho. É isso que interessa agora. Trabalhar para começar bem a época, para que a equipa possa alcançar muitas vitórias, como aconteceu no último ano", rematou.
15008841
15008712