Lateral-esquerdo fora preterido em Moreira de Cónegos, potenciando a estreia de Karamoh
Corpo do artigo
Leia também Saída de Vítor Pereira do Wolves: sem receber o contrato todo e com desejo de regressar à Premier League
Zaidu está de regresso aos convocados de Francesco Farioli. O lateral-esquerdo nigeriano ficara excluído das opções do FC Porto para a visita ao Moreirense, por simples opção técnica, num contexto que acabou por projetar a estreia de Yann Karamoh pela equipa principal.
Na segunda-feira, quando o italiano teve que retocar o corredor esquerdo, o extremo costa-marfinês foi uma das opções ofensivas, acabando Jakub Kiwior na retaguarda, numa posição que não lhe é estranha. Mas apesar de só ter entrado aos 83', essa utilização de Karamoh retirou-lhe a hipótese de, dois dias depois, alinhar pela equipa B, como era desejo de Farioli.
Os regulamentos impunham que tivesse jogado menos de 15 minutos pela A e contabilizam o tempo de compensação, que em Moreira de Cónegos foi aos 10'.
Guerreiros ganham opções e planos
Podendo sorrir, Vicens deixou de ter preocupações clínicas, até porque Vítor Carvalho treinou sem restrições nos últimos dias, figurando como opção caso o técnico assim o entenda. O médio-defensivo soma-se a outras recuperações no bloco central, como Niakaté, Paulo Oliveira e Grillitsch, alcançadas recentemente, deixando o técnico mais confortável para desenhar as suas escolhas no Dragão, embora vivendo uma fase estimulante de resultados, de rotinas e harmonia colectiva, que desaconselha muitas mexidas na estrutura.
O ganho de minutos de Niakaté diante do Santa Clara pode ter preparado o maliano para uma defesa mais rochosa que Vicens pondera para este choque com o FC Porto e, em particular, com o poderio de Samu. Adepto de uma estrutura de três centrais, embora, por norma, com um homem adaptado, mais valioso na construção, Vicens tem muito por onde escolher, seja pela ótica do vigor mais recuado ou consistência na linha média, que rebata a pressão portista.

