O potente lateral esquerdo do Santa Clara interessa aos dragões, mas os açorianos aguardam por proposta.
Corpo do artigo
Alex Telles está de saída do FC Porto e os dragões apontam a Zaidu Sanusi, lateral esquerdo do Santa Clara, como prioridade para reforçar a defesa no imediato. Neste momento o jogador não passa de um alvo, mas, sabe O JOGO, é muito provável que a proposta chegue aos açorianos nos próximos tempos, possivelmente depois de a época terminar (o FC Porto joga a final da Taça de Portugal a 1 de agosto).
12457489
Os responsáveis pelo futebol azul e branco sabem tudo sobre o jogador, conhecem o seu perfil com rigor e acreditam que, aos 23 anos, tem um potencial que lhe permite não só ser opção de imediato como evoluir e tornar-se um valioso ativo da SAD.
É possível que os dragões contratem até mais do que um lateral-esquerdo para a nova época mas, para já, é o jogador do Santa Clara que está na linha da frente. E a prioridade do jogador será sempre o FC Porto (ver mais abaixo), apesar de cada vez mais clubes procurarem os seus representantes. O Arminia Bielefeld, que subiu à Bundesliga, foi o primeiro a atacá-lo. Entretanto choveram abordagens de França, uma da Holanda e, mais recentemente, de Itália. Para já, propostas concretas não chegaram ao detentor do seu passe, como ainda na quinta-feira Rui Cordeiro, presidente do Santa Clara, garantiu à Rádio Renascença.
Perfil agrada muito a Sérgio Conceição. O nigeriano é um dos jogadores mais rápidos da I Liga e bate-se invulgarmente bem pelo ar, até por também fazer de central. Vai estrear-se em breve pela seleção
Zaidu é um lateral especialmente alto (1,82 metros) e que até jogou no passado como central. Foi nesta qualidade que chegou aos Açores, contratado ao Mirandela, do Campeonato de Portugal, mas a verdade é que rapidamente se afirmou à esquerda. Curiosamente, estreou-se como titular no FC Porto-Santa Clara, que os azuis e brancos venceram por 2-0. Recentemente passou também pela posição de médio ala, mas é a lateral que tem feito a diferença e onde se lhe projeta maior futuro. O Santa Clara já percebeu que vai rentabilizar o jogador e está confortável, pois mantém-no seguro com um contrato válido até junho de 2022. Tem ainda opção para mais dois anos, mas por esta altura isso pouca diferença fará.
Ao nosso jornal, Diogo Boa Alma, diretor desportivo dos açorianos, apontou o jogador a um clube de topo e garantiu que o Santa Clara vai realizar este verão o maior encaixe financeiro de sempre, numa verba superior aos 3,25 milhões de euros que rendeu Kaio Pantaleão na transferência para o Krasnodar. Esse será, portanto, o valor mínimo para libertar Zaidu, que há pouco mais de um ano jogava no Campeonato de Portugal, em Mirandela.
Apanhado a 35 km/h num jogo contra o Tondela
O perfil do jogador está devidamente avalizado por Sérgio Conceição. A tremenda capacidade física e a velocidade são os atributos em que primeiro se repara quando se vê este jogador. O Santa Clara chegou a apanhá-lo em excesso de velocidade num jogo contra o Tondela: 35 km/h mediu o velocímetro. Alphonso Davies, do Bayern Munique, registou a mesma velocidade e espantou o Mundo.
Recentemente, com o Aves, pegou na bola à saída da sua área, percorreu cerca de 70 metros e ofereceu o golo a um colega. Foi a terceira assistência da época. Além da pujança que lhe permite fazer todo o corredor, o esquerdino é fortíssimo no espaço aéreo, por ter sido central em muitos jogos no Mirandela. Marcou de cabeça ao Benfica e quase repetiu em Alvalade.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2020/07/whatsapp_video_2020_07_23_at_21_47_20200724181754/mp4/whatsapp_video_2020_07_23_at_21_47_20200724181754.mp4
Na sexta-feira, após o empate entre Santa Clara e Vitória de Guimarães, João Henriques, treinador que deixa o banco dos açorianos, elogiou Zaidu, apelidando-o de "diamante já lapidado, com algumas arestazinhas por tratar".