Zaidu: FC Porto recusa oferta de Inglaterra para respeitar vontade de Conceição
Treinador do FC Porto pediu para segurar Zaidu no plantel. Lateral alvo de elogios por parte de José Peseiro.
Corpo do artigo
O FC Porto já recusou uma proposta substancial por Zaidu, de um clube inglês, porque Sérgio Conceição deu indicações expressas para manter no plantel de 2022/23 o jogador que marcou o golo que selou a conquista do título nacional, na Luz.
Depois de duas épocas em crescendo, o lateral esquerdo portista tem sido alvo de várias sondagens (Brighton e Crystal Palace foram dois dos clubes falados), mas até à data apenas um clube avançou com uma oferta que a SAD recusou de imediato, até porque os valores propostos, apesar de altos, estavam muito longe da cláusula de rescisão, que é de 50 milhões de euros.
Conceição sabe que não será fácil substituir Zaidu até porque Wendell teve uma primeira época no Dragão bastante abaixo das expectativas. Além disso, o nigeriano já é representado por Jorge Mendes e a SAD portista tem a expectativa de que o superagente consiga transferir o jogador na próxima época por valores bem altos.
Por enquanto, Zaidu está de férias no seu país depois de ter estado ao serviço da seleção, no apuramento para a próxima CAN. Foi aí que se cruzou pela primeira vez com José Peseiro, que recentemente assumiu o comando técnico da Nigéria. O treinador conversou com O JOGO sobre o momento do lateral e aponta-o a altos voos. "Chegar onde chegou, depois de realizar mais uma época estrondosa, e ter agora vários clubes de Inglaterra interessados, seja da Premier League ou do Championship, mas também de outros países, é uma grande conquista do Zaidu e do FC Porto. Diz bem da qualidade, da competência dele e da capacidade de trabalho que tem", referiu, saindo em defeso do também seu jogador. "Tem dado muito ao futebol português e ao FC Porto, quando alguns não esperavam que isso acontecesse. Vi muitas pessoas a criticarem as prestações dele, e em muitos momentos, quando, na minha opinião, ele jogava quase sempre bem", sublinhou.
Por isso, José Peseiro considera que o portista está pronto para dar um passo na carreira. "Tenho aqui, na seleção, vários elementos que jogam em Inglaterra e tenho noção de que o Zaidu pode ter sucesso lá", atirou, considerando que "este é o momento" para o lateral ser vendido. "Há a evolução do jogador e, também, o facto de ser muito difícil prendê-los quando têm oportunidade de ganhar muito mais do que ganham no FC Porto, ou noutro clube qualquer. Os clubes portugueses, e não é só o FC Porto, não têm capacidade para competir financeiramente com os clubes ingleses, inclusive da Championship [equivalente à Liga SABSEG]. Quando isso acontece não há volta a dar. Creio que este seria o momento de os dois ganharem dinheiro; o FC Porto com a transferência, o jogador com um bom contrato", sublinhou.