Nigeriano tem vários clubes interessados e o FC Porto não fecha totalmente as portas, mas só aceita negociar depois da Supertaça Cândido de Oliveira, para a qual não há Wendell
Corpo do artigo
Zaidu tem sido alvo de várias sondagens nas últimas semanas, mas o FC Porto não tem qualquer intenção de negociar o jogador, pelo menos até à disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro jogo oficial da nova temporada. Isto porque Wendell, o outro lateral-esquerdo do plantel, está castigado por ter sido expulso na final da Taça de Portugal e uma saída de Zaidu deixaria Sérgio Conceição numa situação pouco confortável. Ou teria de adaptar alguém ao lado esquerdo da defesa - e olhando para as opções atuais, teria de ser Marcano - ou apostar de imediato num eventual reforço que chegasse para esse lugar, mas que não teria qualquer rotina competitiva com os companheiros. E estamos a falar de um clássico com o Benfica, com toda a carga emocional que isso comporta, além do troféu que estará em disputa, naturalmente.
Sérgio Conceição não quer arriscar ter de disputar o primeiro troféu da temporada com um recém-chegado ou uma adaptação. Por isso, para já, a SAD portista nem quer ouvir propostas.
Zaidu já foi apontado, no passado, a Crystal Palace e Brighton, ambos da Premier League, e mais recentemente ao Marselha. Com o regresso de Nuno Tavares ao Arsenal e Kolasinac muito perto de se transferir para a Atalanta, o emblema francês está no mercado à procura de um lateral-esquerdo e já procurou informações sobre o portista que, recorde-se, tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Zaidu teve uma época atípica por causa de lesões, mas também do bom rendimento de Wendell, sobretudo na última metade, mas viu o seu contrato renovado até 2027.
Zaidu fez 31 jogos na época passada e marcou um golo, baixando o rendimento em relação a 21/22
A intermitência exibicional terá feito Zaidu perder algum valor de mercado e a SAD está consciente disso. Pinto da Costa só estará na disposição de perder jogadores se pagarem as respetivas cláusulas, mas não deverá ser intransigente no caso do nigeriano se aparecer uma oferta tentadora, ainda que abaixo dessa fasquia. Em todo o caso, tal como já referimos, só mesmo depois de 8 ou 9 de agosto, datas apontadas para o clássico com o Benfica em Aveiro, é que estará recetivo a escutar os eventuais interessados.
Quanto ao jogador, está na Nigéria de férias, sabendo que só tem de se apresentar no Olival na segunda quinzena deste mês.
16640928
16639524