Extremo de 18 anos deixou ontem São Paulo para rumar a Portugal. Negócio base de 9 M€. [Créditos fotografias: Carlos Carneiro]
Corpo do artigo
Está quase a haver fumo branco por William Gomes. O FC Porto e o São Paulo limaram praticamente todas arestas do negócio e o extremo de 18 anos embarcou ontem, ao final da tarde, com destino a Portugal, para assinar um contrato de cinco épocas. A viagem foi realizada na companhia dos empresários e a chegada à Invicta aconteceu esta manhã, após uma curta escala em Lisboa.
A operação, segundo informações recolhidas por O JOGO, levará o FC Porto a pagar nove milhões de euros por 80% do passe de William Gomes. O bolo, contudo, poderá atingir os dez milhões de euros se forem cumpridos determinados objetivos. Um aliciante extra para o São Paulo, que ainda reservou 20% dos direitos económicos do extremo. Uma prática que se tornou comum em transferências de jogadores formados no “tricolor”, que manteve, por exemplo, a mesma percentagem quando Antony rumou ao Ajax, em 2020.
De resto, a mudança de William Gomes para o FC Porto, a ser oficializada em breve, tem sido tema de discussão no Brasil, com muitos adeptos do São Paulo a considerarem que o jogador foi negociado por um preço muito inferior à real valia. Em 2024, o ala, que pode atuar nas duas faixas do ataque, participou em 16 encontros pela equipa principal, marcando três golos e assistindo para outro. Em sentido contrário seguirá Wendell, que ontem já não participou no treino dos azuis e brancos.