Wendell exibe a melhor versão no FC Porto: mais acutilante a atacar e mais assertivo a defender
Lateral-esquerdo aproveita a ausência de Zaidu para se fixar no onze com um rendimento acima da média no Dragão. Brasileiro não só produz mais no processo ofensivo, como melhorou no aspeto que era apontado como a maior lacuna: o defensivo. Cobiçado pelo Galatasaray durante o verão, a aposta na continuidade dá frutos.
Corpo do artigo
A amostra ainda é pequena para tirar conclusões definitivas, mas os números não deixam margem para grandes dúvidas: o rendimento apresentado por Wendell neste começo de época tem sido acima da média do que apresentou no passado no FC Porto. O lateral-esquerdo tem capitalizado na perfeição a ausência de Zaidu para cimentar o estatuto de titular, mostrando-se mais acutilante do que nunca no Dragão no processo ofensivo e mais assertivo na missão defensiva, que era vista como a maior lacuna.
Na análise realizada por O JOGO, com recurso aos dados estatísticos recolhidos pelo portal "Wyscout", o brasileiro não só recupera e interceta mais bolas, como se envolve em mais duelos, embora a taxa de sucesso apresentada neste parâmetro seja ligeiramente inferior ao demonstrado nas temporadas anteriores.
Tendo em conta a importância que Sérgio Conceição dá à segurança defensiva, a melhoria de Wendell nesta vertente do jogo, mesmo depois de ter defrontado adversários duros como Benfica e Barcelona, vai reforçando a confiança do treinador num jogador que sempre se envolveu muito no ataque. Em 2023/24, porém, a produção tem sido superior também neste capítulo, como se percebe pela média de cruzamentos, dribles, passes e remates. De resto, o lateral-esquerdo já foi decisivo em dois triunfos conquistados pelo FC Porto para o campeonato, com Moreirense e Gil Vicente: se no primeiro assinou o golo da vitória, num encontro em que acabaria expulso, no segundo serviu Eustáquio para o 2-1 final.
Brasileiro não só produz mais no processo ofensivo, como melhorou no aspeto que era apontado como a maior lacuna: o defensivo. Cobiçado pelo Galatasaray durante o verão, a aposta na continuidade dá frutos.
O crescimento de Wendell surge na sequência de um defeso em que chegou a ser cobiçado por outros clubes. A Imprensa turca avançou com o interesse do Galatasaray no brasileiro de 30 anos, por quem estaria disponível para avançar com uma proposta no valor de cinco milhões de euros, mas a SAD azul e branca preferiu segurá-lo e esta aposta na continuidade tem dado frutos. Continuando assim, será um bico-de-obra para lhe roubarem o lugar.
17128728
17131458