
O CSKA ocupa o segundo lugar do campeonato da Rússia, em igualdade pontual com o primeiro classificado, o Zenit de André Villas-Boas.
A formação do CSKA de Moscovo é o adversário do Sporting no play-off de acesso à Liga dos Campeões. A equipa russa terminou a última temporada no segundo lugar da Liga Russa, apenas atrás do Zenit, de André Villas Boas. No entanto, esta equipa tinha sido bicampeã russa, com os campeonatos conquistados em 2012/2013 e 2013/2014.
O CSKA é treinado pelo técnico Slutsky, que esta sexta-feira foi nomeado selecionador da Rússia, juntando assim os dois cargos. No atual plantel, esta equipa conta com vários jogadores de qualidade, principalmente no meio campo ofensivo, nomeadamente Alan Dzagoev, internacional russo de 25 anos que conta já com 43 internacionalizações, Zoran Tosic médio organizador sérvio de 28 anos, com mais de 60 internacionalizações, e Romam Eremenko, também ele com mais de 60 internacionalizações pela seleção da Finlândia. Na frente de ataque, o jovem Ahmed Musa, internacional nigeriano de apenas 22 anos, é a principal referência. A defesa é o setor mais experiente da equipa, onde joga, por exemplo, Ignashevich, defesa central russo internacional por 108 vezes. No entanto, a defesa parece ser o setor mais frágil desta equipa. Na baliza, o guarda redes titular, dispensa apresentações. Igor Akinfeev, guardião formado no CSKA e titular nas últimas 11 épocas. Akinfeev é também o dono da baliza da seleção russa.
Recorde-se que há 10 anos, em maio de 2005, Sporting e CSKA disputaram a final da Taça UEFA. Na altura os russos levaram a melhor e conquistaram o troféu com uma vitória por 3-1 em pleno Estádio de Alvalade. Já na altura, Akinfeev, defendia a baliza do CSKA. Destaque também para os irmãos Alexei e Vasily Berezutski, que jogaram nesse noite em Alvalade. Esta foi a última vez que as duas equipas se defrontaram e o Sporting tem agora uma ótima oportunidade de vingança...
Os jogos do play-off de acesso à Liga dos Campeões dispitam-se já neste mês de agosto. A primeira mão joga-se nos dias 18 ou 19 e a segunda disputa-se na semana seguinte, nos dias 25 ou 26. Em termos de preparação, o CSKA parte em vantagem pois o campeonato russo já está em andamento, com o CSKA a ocupar o segundo lugar, em igualdade pontual com o primeiro classificado, o Zenit. O Sporting, por sua vez, só dará início à competição oficial no próximo domingo, com o jogo da Supertaça frente ao Benfica.
