Agora suplente, diz estar "pronto para seguir em frente". Águias preparam investida por sucessor com perfil à Jesus.
Corpo do artigo
Perdida a titularidade para Helton Leite, Vlachodimos entende ser chegada a hora de deixar o Benfica.
Frustrado pelo novo estatuto na Luz, o guardião força a saída e tomou uma posição pública quanto à sua situação, assumindo estar "pronto para seguir em frente". "É algo que quero agora. Consolidei a minha carreira, conquistei títulos, alcancei grandes sucessos, joguei a Liga dos Campeões e a Liga Europa. O Benfica deu-me muito, ajudou-me muito a desenvolver mas penso que estão reunidas as condições para dar o passo seguinte", disse em entrevista ao jornal grego "Sport24", tornando pública uma vontade já revelada por O JOGO, a 6 de março.
O guarda-redes tem, ao que O JOGO apurou, mercado em Inglaterra e na Alemanha - no passado já esteve no radar do Newcastle e o Dortmund, que como o nosso jornal avançou, têm o atleta na lista de opções para a baliza para a próxima época - e acredita que o Benfica está também aberto à sua saída.
Recetivo a uma transferência, Luís Filipe Vieira recusa nesta fase fazer negócio por valores inferiores a 15 milhões de euros, ele que está também preparado para atacar o mercado em busca de mais uma opção para a baliza. A ideia é assegurar para 2021/22 um guardião dentro do perfil definido por Jorge Jesus para concorrer com Helton Leite pela titularidade na baliza encarnada.
"Penso que o clube está agora preparado para discutir propostas que apareçam. Faz parte também das condições que se reuniram", afirmou na Grécia o camisola 99 benfiquista, confiante numa transferência para uma das principais ligas da Europa. "Não sais de uma equipa como o Benfica por menos. Deve ser, por isso, uma equipa de topo dos campeonatos europeus, uma equipa que lute sempre por títulos, que seja estável e que tenha uma presença regular nas provas internacionais", esclareceu, assegurando que a relação com a Alemanha - onde nasceu - não será decisiva no seu futuro. "Não necessariamente. Não afeta a escolha e qualquer decisão", referiu, reconhecendo que ter saído do Panathinaikos para o Benfica "foi sem dúvida o passo certo". Melhorei em tudo na minha posição". Contudo, garantiu: "Mas agora é altura de tentar um novo desafio."
Queda evidente na utilização
Com 2160 minutos disputados, Vlachodimos viu cair de forma gritante a sua utilização em relação a 2019/20, quando tinha nesta fase 3150". O camisola 99 é nesta altura apenas o nono mais utilizado por Jorge Jesus, após ter terminado 2019/20 apenas atrás de Rúben Dias e Pizzi. O guarda-redes viu a sua taxa de utilização cair 26,2 por cento, algo batido só por Chiquinho e Cervi. O camisola 19 somava 1830" e esta época disputou 600 (queda de 32,5 por cento), enquanto o extremo viu a sua utilização diminuir em 31,6 por cento: passou de 1950 para somente 757" - Pizzi e Grimaldo completam o top-cinco de maiores quedas, sendo que estes jogaram menos 25,5 por cento do que fizeram na temporada anterior.
Chiquinho e Cervi estiveram perto da saída no último mercado e no próximo verão poderão ver, como Vlachodimos, novamente abertas as portas para uma transferência, situação que também Gabriel pode viver, ele que está tapado agora na Luz por Weigl.
Garantindo estar focado no que resta da época e em "conquistar 11 vitórias nos jogos que faltam", o Benfica desmentiu ontem que esteja já a preparar vendas a pensar em 2021/22, tendo assegurado, em comunicado, ser "mentira a existência de qualquer lista para a venda ou dispensa de jogadores do seu plantel do futebol profissional".