Quarto jogo da época ganho pela margem mínima na Liga NOS. Igual registo em fase idêntica só em 2011/12.
Corpo do artigo
O Benfica manteve a série vitoriosa, com seis triunfos consecutivos neste momento, cinco deles no campeonato, mas o desperdício evidenciado diante do Marítimo levou a equipa a sofrer para aguentar a conquista dos três pontos.
13536469
Algo que não foi inédito esta temporada na Luz, nomeadamente em jogos no campeonato. O emblema encarnado somou na prova a quarta vitória, num total de dez, pela margem mínima como visitado. Com as mesmas 13 jornadas disputadas, é preciso recuar até 2011/12, então também com Jorge Jesus ao comando das águias, para encontrar uma temporada semelhante no que diz respeito a triunfos sofridos. Nesse ano, e com uma melhor produção, face às 12 vitórias e uma derrota apresentada em período idêntico, as águias tinham vencido também quatro desafios com um só golo de diferença: 2-1 ao V. Guimarães, 2-1 ao Olhanense, 1-0 ao Sporting e 2-1 ao Braga - e viriam a completar as 15 jornadas como donas da casa com mais uma vitória na mesma situação, fruto do 1-0 ao Leiria.
Na segunda-feira, após ter feito o 1-0 por Waldschmidt, o Benfica falhou vários golos e acabou por evidenciar um sofrimento que Jorge Jesus reconheceu no final. "A equipa pôs-se a jeito. Estivemos sempre com a corda na garganta, mas os objetivos foram atingidos", declarou o técnico benfiquista, ele que anteriormente já o tinha apontado, como sucedera no 2-1 ante o Portimonense, a 29 de dezembro, no último triunfo mais curto das águias em casa na Liga.
Marítimo seguiu-se a Portimonense, P. Ferreira e Farense. Jorge Jesus reconheceu, como já fizera ante os alvinegros, em dezembro, que a equipa sofreu. "Estivemos com a corda na garganta", disse
Farense, na terceira jornada, por 3-2, e Paços de Ferreira - o próximo adversário das águias no campeonato, com a deslocação à Mata Real agendada para sábado, às 20h30 -, por 2-1 foram as restantes vitórias pela margem mínima, sendo que diante dos castores os encarnados chegaram a estar a perder.
Na derradeira temporada, sob o comando de Bruno Lage e Nélson Veríssimo, que sucedeu ao seu técnico principal após um desaire com o... Marítimo, no Funchal, o Benfica terminou os jogos do campeonato na Luz também com quatro vitórias magras, mas a última delas foi precisamente na jornada que encerrou a Liga, com um 2-1 ao Sporting. Até esta altura tinha três jogos ganhos com escassa diferença: 1-0 ante o V. Setúbal, 2-1 com o Aves e 3-2 frente ao Belenenses. Em 2015/16 e 2016/17, o clube da Luz chegou a esta fase com apenas um triunfo pela margem mínima.