Triunfo sobre o FC Porto, que já tinha embalado a caminhada vitoriosa na Taça da Liga de 2016/17, volta a entusiasmar
Corpo do artigo
O Moreirense eliminou, pela primeira vez na sua história, o FC Porto da Taça de Portugal. O clube de Moreira de Cónegos juntou esta jornada de sucesso a duas anteriores, ambas em 2016/17, quando afastou a equipa da Invicta da Taça da Liga e ainda a derrotou para o campeonato. Os minhotos vão agora discutir com o Gil Vicente os oitavos de final de uma prova em que registam uma presença nas meias-finais, conseguida sob o comando do técnico João Cavaleiro. O ponto final desse sonho, em 1999/2000, foi colocado pelo Sporting, então liderado por Augusto Inácio, treinador que, em 2016/17, levou os cónegos à conquista da Taça da Liga.
Curiosamente, na antevisão do embate entre o Moreirense e o FC Porto, Augusto Inácio perspetivara a O JOGO uma reação forte dos dragões, na sequência da goleada sofrida frente ao Benfica, na Luz. “O Moreirense ganhou bem. Foi uma equipa organizada, unida, que dificultou, e de que maneira, a vida ao FC Porto. É verdade que nos primeiros dez minutos só deu FC Porto, mas, aos poucos, o Moreirense foi equilibrando, e a maior posse de bola do adversário não teve correspondência em oportunidades. O empate foi conseguido ainda na primeira parte, num lance em que o Frimpong teve todo o tempo do mundo e cruzou para o Nlavo cabecear no meio dos centrais”, lembrou o técnico, agora em jeito de rescaldo. “Não posso tirar mérito ao Moreirense, mas o FC Porto não foi tão sólido como devia ter sido e sofreu as consequências”, acrescentou ainda.
Augusto Inácio lembra que ganhar a um grande “é sempre um feito, porque acontece poucas vezes”, diz. “Mas, este resultado não pode ser considerado uma surpresa transcendente, face à época que o Moreirense está a fazer e ao facto de ainda não ter perdido em casa. Esta vitória dá confiança e os jogadores passam a acreditar mais na ideia de jogo do treinador”, enfatizou.
Os cónegos já chegaram aos quartos de final outras cinco vezes, além da tal caminhada que terminou nas meias: 1998/99, 2000/01, 2007/08, 2011/12 e 2017/18.