Equipa de Moreira de Cónegos bateu o Braga por 2-1, garantindo matematicamente a despromoção do Nacional.
Corpo do artigo
15 anos depois, o Nacional regressa à II Liga. Esta sexta-feira, o Moreirense venceu o Braga por 2-1, em partida da 32ª jornada do campeonato, confirmando matematicamente a despromoção da formação alvinegra.
O clube madeirense estava na I Liga desde a época 2002/03, não voltando a disputar as divisões secundárias desde essa temporada.
O Nacional passou a contar nove pontos de atraso para o Moreirense e, mesmo somando os nove pontos que ainda vai disputar, perde no confronto direto com os cónegos, dado que averbou duas derrotas nos dois jogos realizados frente aos minhotos (3-1 em Moreira de Cónegos e 1-0 na Madeira).
A melhor classificação de sempre do Nacional foi obtida nas épocas de 2003/04 e 2008/09, quando terminou o campeonato na quarta posição, garantindo a presença nas competições europeias.
O Moreirense por sua vez, deu um importante passo rumo à permanência, ao colocar-se a seis pontos do Tondela, a outra equipa em posição de descida. No entanto, os auriverdes ainda podem somar nove pontos na I Liga, ficando à espera de dois deslizes da equipa orientada por Petit.