Novo sistema pode abrir espaço ao jogador de 22 anos, que tem agradado à equipa técnica nos ensaios como ala direito
Corpo do artigo
À medida que se aproxima o arranque oficial da temporada – deste sábado a oito em casa do FC Porto – vai ganhando forma a estratégia de Luís Pinto para o V. Guimarães. A equipa terá de corresponder às exigências do 3x4x3 que servirá de ponto de partida, mas o treinador também encontra no plantel diversas soluções que encaixam nas ideias que pretende, com a flexibilidade a ser essencial. Neste contexto, há desde logo um nome que sobressai: Vando Félix. Extremo de raiz, está a desbravar caminho como ala direito, posição que o poderá aproximar da titularidade ou da consistência de jogo que se revelou mais difícil de agarrar até aqui.
Concorrência está mais apertada para jogar a extremo. Guineense até pode coincidir com Miguel Maga no onze, uma vez que Luís Pinto vai apostar, por vezes, num lateral para compor o trio de centrais.
E sem surpresa. Além de ter chegado a meio da época a Guimarães, proveniente do Torreense, da II Liga, o jogador de 22 anos estava tapado por jogadores de outro estatuto e rendimento elevado. Agora, o contexto muda, também porque as respostas de Félix na posição, do treino ao jogo, têm agradado bastante à equipa técnica, sabe O JOGO. A velocidade e a resistência são essenciais para um ala neste sistema, ao mesmo tempo que o jogador está sempre pronto a escutar as correções para que a adaptação à posição corra pelo melhor.
Contratado em janeiro, Vando Félix fez 16 jogos pelo Vitória, quase sempre a partir do banco. Maga e João Mendes têm sido testados (à vez) no trio de centrais e Camara também tem deixado indicações promissoras
Quer isto dizer que Miguel Maga poderá perder espaço? Não. Além de a época ser longa e o jogador estar igualmente habilitado à posição, outra das ideias que Luís Pinto tem testado com regularidade passa pela colocação de um lateral no trio de centrais. Maga já experimentou isso à direita e João Mendes à esquerda, numa opção que visa dotar a equipa de maior capacidade e segurança de construir desde a defesa.
De novas oportunidades para reforços, Oumar Camara também demonstrou competência a ala direito, entre outros pormenores que alimentam a expectativa para o que poderá fazer, com apenas 18 anos e muito potencial.