
Luís Pinto
Miguel Pereira
Declarações do treinador Luís Pinto na antevisão ao jogo frente ao Estoril
O treinador do Vitória de Guimarães disse esta sexta-feira querer que a equipa repita, no sábado, em casa do Estoril, o "crescimento competitivo", em jogo da 19.ª jornada da I Liga.
A derrota na última jornada com o FC Porto, em casa (1-0), interrompeu um ciclo de quatro jogos sem perder, dois deles relativos à Taça da Liga, que os vimaranenses conquistaram há duas semanas. "A derrota tem essas duas vertentes: foi uma boa exibição da nossa parte e mostrámos crescimento competitivo. Por outro lado, não somámos pontos e obviamente queremos ganhar e, na pior da hipóteses, somar um. A resposta que vamos dar amanhã [sábado] é que ditará se abalou ou não o grupo", disse Luís Pinto, na conferência de imprensa de antevisão da partida.
O técnico considerou que a equipa esteve num "patamar altíssimo e a forma como vai estar amanhã vai dizer se isso já é identidade", sendo esse "um ponto de crescimento" que vai querer avaliar.
O Estorilvem de uma goleada surpreendente por 5-0 em casa do Estrela da Amadora e conta quase com o dobro dos golos marcados pelos vitorianos (18/33). "Não digo que assuste, mas é um dado que eu queria ter do nosso lado [sorrisos] e mais um motivo para termos um respeito altíssimo pelo adversário. Estamos a trabalhar para nos aproximarmos dessa meta, de materializar mais o que produzimos ofensivamente. Temos essa capacidade de ser mais acutilantes", disse.
O treinador dos minhotos deixou muitos elogios à turma estorilista, considerando "que é uma equipa que cria problemas muito diferentes aos adversários" e dando o exemplo da exibição no Dragão em que saiu derrotada por 1-0. "Foi a equipa que criou mais dificuldades ao líder FC Porto esta época e isso diz muito".
João Mendes volta a ser opção para o técnico após ter cumprido castigo, ao contrário de Beni Mukendi, Telmo Arcanjo e Nélson Oliveira, todos castigados.
Questionado sobre se poderá haver mais contratações, depois do reforço Ejike, referiu que "o mercado está aberto" e tudo pode acontecer, mas disse estar satisfeito com o plantel. "O Vitória teve a aposta inicial que para muitos podia parecer de risco e em Portugal critica-se a falta de projetos e planeamento, mas o Vitória começou a época a ser muito criticado por ter um projeto e um plano. Fico feliz por perceber que temos um plantel competente dentro de portas", disse.
Vitória de Guimarães, oitavo classificado, com 25 pontos, e Estoril, nono, com 23, defrontam-se a partir das 20h30 de sábado, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, jogo que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

