
.
Gonçalo Delgado/Global Imagens
Médio será reforço do Vitória para as duas próximas épocas. Vítor Campelos, que o treinou nas duas últimas épocas, no Chaves, conta como evoluiu e o que pode acrescentar; Ex-treinador dos flavienses, que já trabalhou no Vitória e conhece bem o clube, conta que nos dois últimos anos o atleta de Matosinhos "evoluiu muito" no desempenho defensivo.
João Mendes, que esteve em plano de destaque no Chaves nas duas últimas épocas, vai ser oficializado, em breve, como reforço do Vitória de Guimarães. O médio de 28 anos acertou um contrato válido por duas épocas, juntando-se a Telmo Arcanjo (ex-Tondela) na ainda curta lista de aquisições dos vitorianos.
Vítor Campelos, que treinou João Mendes nas duas últimas temporadas - as melhores do seu percurso profissional -, não tem dúvidas de que este "cresceu muito nestes dois anos e está agora mais completo." "É muito bom tecnicamente, percebe e lê bem o jogo, é um 10 puro e evoluiu no processo e comprometimento defensivo", prossegue o ex-treinador do Chaves, que elogia o crescimento substancial do atleta, natural de Matosinhos.
"Está mais rápido no capítulo da reação à perda de bola e mais agressivo", testemunha, apontando umas das suas grandes características. "Com bola, é um jogador que vê linhas de passe onde mais ninguém vê e, por vezes, saca uns coelhos da cartola pela qualidade de passe que tem. É um 10 com muita qualidade, como já não há muitos. Também faz alguns golos, incluindo de fora da área", complementa.
Ex-treinador do Vitória - orientou a equipa principal e os bês -, Campelos deixa algumas indicações sobre a entrada de João Mendes num "mundo" muito exigente. "Há condições para ter êxito no Vitória, mas precisa que as pessoas tenham alguma paciência com ele, porque arrisca muito no último passe. Não é de jogar para trás e para o lado, arrisca muito nos passes verticais. É muito eficaz no último passe e, arriscando muito, está mais suscetível a falhar", aponta.
O técnico salienta ainda que João Mendes "precisa que acreditem nele." "Sentindo confiança e carinho por parte dos colegas, da equipa e da massa adepta, a possibilidade de ter sucesso é maior", frisa.
Duas grandes épocas no Chaves
Foi no Leixões que João Mendes fez quase toda a formação. Também passou por Pedras Rubras e Gondomar, onde iniciou o percurso profissional. O médio representou, depois, Gouveia, Nogueirense, Operário, UD Oliveirense, Tondela, onde se estreou no escalão principal, em 2019, Académica e Estoril. Em 2021/22, contribuiu para o regresso do Chaves à I Liga: 26 jogos, três golos e duas assistências. Na última época, também esteve em evidência na equipa de Vítor Campelos. Fez dois golos e duas assistências, em 33 jogos.
