Internacional português é esperado nas próximas horas em Paris para realizar exames médicos e assinar contrato por cinco épocas.
Corpo do artigo
Vitinha será jogador do Paris Saint-Germain a partir da próxima época. O acordo entre o FC Porto e o clube francês foi alcançado ao início da noite de ontem, tal como O JOGO antecipara, depois de um ronda negocial que envolveu o agente FIFA Jorge Mendes e que terminou como a sociedade azul e branca exigia: com a entrada no imediato na conta bancária dos 40 milhões de euros da cláusula de rescisão do médio.
O PSG será o segundo clube que Vitinha representa no estrangeiro, depois de ter sido emprestado ao Wolverhampton
Para que isso seja possível, o nosso jornal sabe que os parisienses vão assumir a despesa com os juros de uma operação financeira que permite a antecipação da totalidade deste valor, que se encarregarão de pagar em três prestações.
O negócio será oficializado assim que forem resolvidas as questões de ordem burocrática, previstas para as próximas horas, em que o internacional português é esperado na Cidade Luz para realizar exames médicos e assinar um contrato válido por cinco temporadas.
Está assim concluída uma operação que começou a desenhar-se no dia 17 e que motivou um braço de ferro entre o FC Porto e o PSG. Pinto da Costa avisou publicamente que não abriria mão de Vitinha se os dragões não não recebessem no imediato a quantia fixada na cláusula de rescisão e levou a intenção até ao último instante.
Com isso, garantiu que a SAD fecharia este exercício contabilístico com as mais-valias previstas no orçamento de 2021/22 (80 M€), para as quais também contribuíram as vendas de Luis Díaz (Liverpool) e Fábio Vieira (Arsenal).
O PSG será o segundo clube que Vitinha representa no estrangeiro, depois de em 2020/21 ter sido emprestado ao Wolverhampton. Os ingleses tiveram a possibilidade de o adquirir a troco de 20 M€, mas declinaram a opção de compra e, uma época depois, o médio acaba por ser transferido pelo dobro, permitindo ao FC Porto centrar atenções no reforço do plantel.
A prioridade vai para a contratação de jogadores para o eixo da defesa, mas o fortalecimento do meio-campo também poderá vir a ser uma realidade, com a perda de um dos jogadores mais importantes para Sérgio Conceição em 2021/22.