Vitinha na fábrica de Sérgio: desde 2000, nenhum técnico do FC Porto lançou mais internacionais
Vitinha faz de Conceição o treinador portista com mais internacionais lançados desde o início do ano 2000. De Oliveira a Militão, sem esquecer Zaidu e Loum, o atual treinador já passou Mourinho e Jesualdo no número de atletas que lançou para as seleções. Evanilson é outro dos que estão na forja.
Corpo do artigo
A estreia de Vitinha por Portugal, na terça-feira, com a Macedónia do Norte, durou pouco mais de 90 segundos, mas o tempo foi mais do que suficiente para elevar Sérgio Conceição à condição de treinador que mais internacionais fabricou no FC Porto desde o início do ano 2000.
O médio, que já havia sido lançado pelo técnico na equipa principal dos dragões, em janeiro de 2020, foi o nono com o cunho de Conceição a chegar a uma seleção principal, juntando-se a uma lista que não se resume a atletas portugueses.
José Mourinho e Jesualdo Ferreira "apadrinharam" oito cada um, com boa parte deles a terem continuidade no tempo e, inclusive, a ficarem associados aos melhores desempenhos de sempre da equipa das "Quinas" em Europeus, como Deco (2004) e Bruno Alves (2016). Vítor Pereira ficou-se pelos três, enquanto André Villas-Boas e Paulo Fonseca pelos dois.
O que sucederá com Vitinha, Diogo Costa, Otávio e até Sérgio Oliveira ainda está por se saber, mas o percurso dos quatro na Seleção Nacional teve início em épocas em que o seu rendimento foi potenciado por Sérgio Conceição. Oliveira, agora na Roma, foi o primeiro de todos (2018), depois de importância que teve na conquista do título dos azuis e brancos nessa época, e os restantes já esta temporada. A lista completa-se com Felipe, Militão, Alex Telles, Zaidu e Loum, mas há outros na forja para entrar para este lote.
Como O JOGO já noticiou, Tite tem seguido com atenção o desenvolvimento de Evanilson e, não obstante a resistência para convocar jogadores do campeonato português, em breve poderá dar-lhe uma oportunidade para se mostrar, uma vez que é o segundo avançado brasileiro com mais golos (18) a jogar no futebol europeu - só Artur Cabral tem mais (28).
A este devem juntar-se ainda os elementos que Conceição "forneceu" aos Sub-21, a começar por Fábio Vieira, que foi eleito o melhor jogador da última edição do Campeonato da Europa da categoria.