Vitinha já bate os 20 milhões: "Reúne todos os ingredientes que agradam aos tubarões"
Agentes inquiridos por O JOGO defendem que o jogador, eleito o melhor de dezembro da Liga, acabará por render ao FC Porto uma quantia superior à que constava na opção de compra dos ingleses
Corpo do artigo
Eleito o melhor jogador de dezembro da Liga Bwin, Vitinha está a viver uma época de afirmação no FC Porto. O médio voltou ao clube azul e branco após a cedência ao Wolverhampton, que não exerceu a opção de compra e, meio ano depois, é unânime que o emblema inglês passou ao lado de um negócio proveitoso.
Esta é a ilação retirada das palavras de três empresários consultados por O JOGO, que, no futuro, perspetivam uma transferência superior aos 20 milhões de euros que os Wolves não quiseram pagar no último verão.
"A curto prazo, [Vitinha] será jogador de seleção principal. Pode sair por valores assinaláveis, que dependerão sempre da afirmação no FC Porto e a nível internacional. Mas, a manter esta bitola, pode chegar aos 40 ou 50 M€, claramente", atira o antigo internacional português Fernando Meira.
Hélio Martins aponta para "valores na ordem dos 30 ou 35 milhões", enquanto Celso Duarte prefere não avançar valores concretos. "Se a oferta vier de Itália, não podemos falar de verbas exorbitantes, mas com um grande inglês será diferente... Não quero falar em 50 M€ ou mais, mas será sempre um grande negócio. É um jogador acima da média", defende o agente brasileiro radicado no Luxemburgo.
Os inquiridos por O JOGO entendem que a vertente financeira é apenas uma das mais-valias do regresso de Vitinha ao Dragão. Também a nível desportivo a perda inglesa foi o ganho portista.
"Está cada vez mais valorizado, é primeira opção e tem estado em destaque na equipa", assinala Meira, numa opinião corroborada por Hélio Martins. "O talento sempre esteve lá. Precisou apenas de afinar certos pormenores e Sérgio Conceição foi exímio nisso", afirma. Já Celso Duarte diz que o contexto geracional em que o centrocampista se insere também ajuda. "Faz parte de uma geração de jogadores de grande valor, que estiveram juntos nos sub-21 de Portugal. Além de Vitinha há Fábio Vieira, Pote, Dany Mota... Todos de alto nível", refere.
A questão torna-se, por isso, inevitável: face à progressão de Vitinha, conseguirá o FC Porto segurá-lo no final da época?
"Só os dirigentes poderão responder. Encaixa no perfil de grandes ativos do clube, tem potencial de grande venda, mas ainda não está ao nível de afirmação de Luis Díaz, por exemplo", explica Fernando Meira, com Celso Duarte a antever, "pelo menos, mais um ano" no Dragão para o médio. Hélio Martins tem uma visão diferente. "Não será fácil manter o Vitinha. É jovem, talentoso e tem passaporte comunitário. Reúne todos os ingredientes que agradam aos tubarões", alerta.
OPINIÃO
Fernando Meira, Empresário de futebol
"Vitinha chegará à Seleção principal em breve, até porque esta precisa de renovação. Acredito que será o substituto natural de João Moutinho. Aí, o valor de mercado vai aumentar e o apetite dos grandes clubes europeus também, porque procuram jogadores jovens e de grande potencial, com o perfil do Vitinha. Agora, se o FC Porto quiser continuar a construir uma grande equipa, ele é um dos jogadores que será tido em conta, de certeza."
Hélio Martins, empresário de futebol
"Tem apresentado alto rendimento e conta com margem de progressão. Atingindo o patamar de indiscutível no FC Porto e brilhando nas competições da UEFA e nas seleções nacionais, pode chegar a valores altíssimos. Além do presente, os grandes clubes compram o futuro e isso pesa muito no mercado. Acrescentou ao seu jogo algo fundamental para um médio de topo no futebol europeu: intensidade e reação à perda de bola."
Celso Duarte, empresário de futebol
"Creio que o FC Porto deverá mantê-lo para lá desta época. Jogar num clube como o FC Porto não é para todos e Sérgio Conceição está a trazer a mística da formação de volta... Mas, claro, se surgir uma oferta irrecusável, é difícil dizer que não. Todos estão à espera do que vai acontecer com jogadores como Mbappé e Haaland. Esses grandes negócios é que vão ditar os valores a pagar por outros jogadores no mercado de verão."
Galeria de prémios aumenta e até proporciona "coincidência feliz"
Depois de ter sido distinguido pela Liga como melhor médio do campeonato em dezembro, Vitinha foi também galardoado com o prémio de melhor jogador. O centrocampista, de 21 anos, recolheu 27,78 por cento dos votos dos treinadores principais da competição, superando a concorrência do companheiro Luis Díaz (24,31%) e ainda de Paulinho, do Sporting (10,42%), que completaram o pódio.
Uma "coincidência feliz", conforme o próprio reconheceu nas redes sociais, já que foi a 14 de janeiro de 2020 que se estreou pela equipa principal do FC Porto, ao entrar aos 85" da vitória (2-1) sobre o Varzim, nos quartos de final da Taça de Portugal 2019/20.