Jogo da sétima jornada do campeonato, agendado para as 20h30 do dia 28 de setembro, coincide com o ponto alto da Feira das Colheitas
Corpo do artigo
O Arouca-FC Porto, da sétima jornada da Liga Portugal, agendado para as 20h30 do dia 28 de setembro, um domingo, está em risco de não se realizar naquela data. Por coincidir com a realização da Feira das Colheitas, a maior festividade de terras de Santa Mafalda e que move multidões, a autarquia, juntamente com as forças de segurança locais, considera não estarem reunidas as condições de segurança necessárias para a realização da partida, solicitando o seu reagendamento.
A decisão foi tomada na segunda-feira na sequência de uma reunião solicitada pelo Município de Arouca e que contou com a presença do executivo camarário, da Proteção Civil, das forças de segurança (Bombeiros Voluntários e GNR), bem como representantes dos dois clubes e da Liga.
Autarquia considera não estarem reunidas as condições de segurança necessárias para a realização da partida. Dragões não aceitam jogar no dia seguinte por causa da Liga Europa e do… clássico.
As festas da cidade, refira-se, decorrem entre 25 e 28 de setembro, o que deixa pouca margem de manobra para um reagendamento, até porque o FC Porto tem um calendário bastante preenchido por causa das provas europeias. Nessa altura, por exemplo, os dragões deslocam-se a Salzburgo (dia 25), têm o Arouca e, depois, o Estrela Vermelha (dia 2 de outubro) e a fechar o Benfica (dia 5). Segue-se uma paragem para as seleções.
Nesse sentido, jogar na segunda-feira, dia 29, por exemplo, não é aceitável para os portistas, que teriam três jogos em apenas sete dias, dois dos quais fora de casa. Arranjar um estádio alternativo para disputar o encontro a 28 seria uma solução, mas os visitados não estão muito interessados.
Convém referir que em maio, quando questionados pela Liga Portugal sobre uma qualquer situação que pudesse condicionar o sorteio do calendário, nem o Arouca, nem a Câmara local, Polícia ou Proteção Civil apontaram a necessidade de a equipa jogar fora de casa no fim de semana em causa.